Carregando . . .

Viva a pizza sem glúten!

Rigani Pizzaria oferece massa sem glúten feita com a mandioca cozida da Vapza. Confira os detalhes [Imagem: Bem Paraná]

A verdadeira história da pizza começou antes da Era Cristã, na Roma antiga. Os nobres dessa época comiam o pão de Abraão, que era uma massa de farinha, água e sal, assada em um forno muito forte. Ainda eram acrescentados ervas e alho. Essa mistura ficou conhecida como Piscea. Hoje, popularizada como pizza, É o prato perfeito para reunir a família, amigos e, como diz o jargão popular, “jogar conversa fora”. Com refrigerante, chope, suco ou vinho, uma fatia de pizza é sempre bem-vinda.

A “redonda” chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos no século passado. Atualmente, os grandes devoradores de pizza no mundo são os EUA, em primeiro lugar, e o Brasil, em segundo. Nos dois países que mais consomem o produto, o destaque fica para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

Pizza sem glúten, mas com muito sabor

Uma boa pizza agrada a todos os paladares. Sim, todos os paladares. Inclusive o das pessoas celíacas, com intolerância ao glúten.

Curitiba oferece algumas boas opções para esse público e entre elas está a aconchegante e intimista Rigani Pizzaria – localizada na Av. Vicente Machado, 2089 – comandada pelo casal Edwaldo Dias Jr. e Marcia dos Santos Auer. Com capacidade para 40 lugares, abre diariamente das 18hs às 23hs (em tempos de pandemia, guardando as recomendações de saúde, somente 20 lugares presenciais são oferecidos). A pizzaria oferece as “redondas” sem glúten e livres de contaminação cruzada. Em parceria com a Casa Rigani, capitaneada por Oneivo Bertuci, as massas são produzidas com a mandioca cozida da Vapza e féculas de batata, o que dá um ótimo sabor, tornando a massa muito mais leve.

No cardápio da Rigani, desfilam 54 sabores que vão das tradicionais e sempre bem-vindas Marguerita, Calabresa e Portuguesa, até a de Carne-Seca desfiada da Vapza, com queijo catupiry, fatias de cebola e orégano, um dos sabores prediletos do público, assim como a Mexicana, cujo recheio é com mozarela, carne moída, pimenta chili, pimenta cambuci, queijo cheddar cremoso, tortilhas de milho sem glúten e orégano, também entre os destaques da casa, bem como as de Rúcula com tomate seco, Milho com catupiry. Alho e óleo, Abobrinha, Mignon com catupiry, Strogonoff de mignon, Peito de frango desfiado e por aí afora.

Rigani Pizzaria: Av. Vicente Machado,2089; abre diariamente das 18hs às 23hs.

Dependendo da bandeira, atendimento somente delivery e Take Away das 17hs às 20hs – Telefone (41) 3343-7777

Leia também...