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O impacto das festas e eventos juninos no setor de alimentação

O setor de alimentação é diretamente influenciado por feriados e eventos culturais e sociais que ocorrem pelo país – uma vez que afetam o humor dos consumidores e estimulam novos comportamentos.

O lado bom para varejistas alimentares, de operadores entre outros, é que isso pode gerar um impacto positivo nas vendas. Claro, quem estiver mais preparado em termos de qualidade de serviço e produto e alinhado aos desejos do consumidor, sairá em vantagem.

Por exemplo: um grande prêmio de Fórmula 1, a presença de uma banda internacional ou um festival musical em um fim de semana, influenciam a microrregião onde ocorrem, mas têm uma longa cauda de impacto que inclui aeroportos, rodoviárias e redes de hotelaria. Nesse sentido, alguns eventos tipicamente culturais no país, como as festas juninas, têm se tornado uma data importante para o comércio varejista, aquecendo os negócios em diversos segmentos.

A relevância é tanta que 51% dos comerciantes de produtos alimentícios de Minas Gerais são afetados positivamente pelas comemorações, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) sobre as expectativas com as festas do último ano.

O clima frio no Sul e Sudeste e as chuvas que tornam as temperaturas mais amenas no Nordeste e Centro-Oeste, além da tradição das festas juninas, que em alguns calendários regionais se estendem até o mês de julho, convidam o consumidor a ter mais atenção em produtos tradicionais à base de milho (canjica, curau, pamonha, pipoca, mungunzá, bolo de milho), amendoim (pé de moleque, paçoca) e alcoólicos (quentão, vinho quente), além de outros complementares que compõem o mix da oferta das festas comemorativas.

Outro elemento importante são os eventos locais que reagem a esse período. As escolas, por exemplo, promovem eventos juninos que mobilizam alunos e famílias, ocasionando em um aumento em relação ao consumo, seja pela compra de parceiros/expositores para esses eventos ou pela preparação de pratos típicos a partir de ingredientes disponíveis no varejo alimentar.

Cabe destacar que um dos direcionadores mais importantes para o consumidor é a conveniência. Assim, as indústrias de alimentos estruturam soluções cada vez mais completas para facilitar a vida de seus clientes: doces prontos em diferentes tamanhos e embalagens, produtos prontos para finalização, como milho e canjica ou itens de decoração.

Essa confluência de fatores apoia a manutenção das tradições culturais, alavanca o consumo e estimula celebrações com a família, fortalecendo vínculos e relacionamentos. A alimentação nunca envolve somente negócios. Ela tem o poder de traduzir hospitalidade, carinho e ampliar conexões. Por isso, vamos celebrar juntos mais um ciclo de festas juninas no Brasil!

Cristina Souza – CEO Gouvêa Foodservice

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