Carregando . . .

Uma iguaria para comer sem pressa

Confira um roteiro de algumas casas de fondue em Curitiba (PR)

Noites e dias mais frios pedem pratos de sabores marcantes e o fondue é a melhor representação desse período. Em torno de uma cumbuca fumegante, espete o pãozinho, uma fruta, carne, camarão, frango e se delicie com os inúmeros sabores dessa receita.

Chalet Suisse

Com receitas de origem e tradição suíça, serviço à la carte e pratos que se eternizaram,  como o Café de Paris e o Camarão ao Champagne, o Chalet Suisse, localizado no tradicional bairro Santa Felicidade, em Curitiba (PR), tem o fondue em seu cardápio há 40 anos. Do fondue elaborado com os queijos suíços Gruyère, Appenzeller e Raclette com vinho branco e Kirsch, acompanhado de uma cesta de pães e batatinhas cozidas, ao Fondue Oriental / Chinoise (o mais popular na Suíça) em que o mignon é cortado em finas fatias e cozido em caldo de carne: ambos presentes no cardápio do jantar. Sem fritura, sem cheiro e com um ambiente a altura no quesito beleza e aconchego.

Já o fondue Bourguignonne, feito com o mignon cortado em cubos e fritos no óleo de algodão, é servido somente às terças, quartas e quintas-feiras. Acompanha batata Rösti e oito molhos variados. 

Le Réchaud

Elegante e contemporâneo, o restaurante Le Réchaud apresenta aos seus clientes o Festival de Fondue. Tudo começa com o couvert: pães de fermentação natural, queijinho quente e ervas finas. Depois a sequência, com carne, peixe, frango, bacalhau e até mesmo pato. Todos grelhados na Pedra Vulcânica ou então fritos na cumbuca com óleo especial – e, claro, acompanhados de vários molhos. A experiência gastronômica termina com fondue de chocolate e caramelo.

No Le Réchaud o grande destaque da temporada é a raclete, servida no aparelho tradicional em que o queijo é raspado e servido em prato aquecido com cebolas, pepinos em conserva e batatas cozidas com casca. A receita surgiu casualmente, segundo a história. Um mineiro da região que havia adormecido esqueceu uma bola de queijo próximo à lareira. Acordou com o perfume do queijo derretido, o que lhe despertou a fome. Raspando a parte derretida, completou a refeição com batatas cozidas e se deliciou com a combinação que acabava de descobrir.

Château de Gazon

No Château de Gazon a temporada dura o ano inteiro e de domingo a domingo no jantar, desde sua inauguração em 2002. No Château de Gazon o cliente pode optar pelo à la carte ou então pela sequência, iniciada com o fondue de queijo, seguida de Bourguignonne ou Chinoise (oriental) e a opção doce, de chocolate. Ainda na sequência, são disponibilizados 13 molhos saborosos para acompanhamento, que vão do curry à geléia de cebola caramelizada, marinado de ervas, pesto, gorgonzola e por aí afora, para a alegria dos comensais. 

Além do tradicional fondue de carne e frango, feito na cumbuca com óleo de coco, o Château de Gazon foi o primeiro a oferecer o fondue grelhado na Pedra Vulcânica, experiência que adotava em sua casa em Gramado (RS), e também o fondue de sorvete feito com massa especial – e que continua no cardápio. O ambiente é climatizado e as panelinhas fumegantes dão um charme especial à casa, localizada no coração do Batel, conhecido pelo agito noturno, bares e diversas opções de lazer.

Petit Château

No Petit Château o fondue é servido de segunda a sábado no jantar. O restaurante cativa a clientela pelo ambiente agradável e aconchegante. A sequência inicia com os fondues tradicionais, de queijos suíços, acompanhado de pães e mini-batatas cozidas, e é seguido pelo Bourguignonne, com cubos de mignon, frango, lombo suíno e molhos variados. O cliente pode optar pelo preparo na fritura em gordura de coco ou então na pedra vulcânica. Para sobremesa, além do fondue de chocolate e doce de leite argentino, a opção de fruta encerra a noite.

Entre o diferencial do Petit Château está o fondue sem glúten, para clientes que têm intolerância à proteína. A casa possui duas cozinhas, sendo uma delas especialmente para preparo sem glúten, o que garante que não haja contaminação entre os alimentos. Vale ressaltar que, para aproveitar a casa, o cliente deve fazer reserva antecipada. 

 

Confira o horário e contado de cada estabelecimento:

  • Chalet Suisse: Rua Francisco Dallalibera – Santa Felicidade, Curitiba (PR). Abre de terça a sábado para jantar e almoços ao domingo. Reservas em: (41) 3364-7889.
  • Le Réchaud: Rua Julia Wanderley – Mercês, Curitiba (PR). Abre de segunda a sábado para o jantar. Reservas em: (41) 3339-6006.
  • Château de Gason: Rua Pasteur – Batel, Curitiba (PR). Abre diariamente para jantar. Reservas em: (41) 3027-4407.
  • Petit Château: Av. Manoel Ribas – Santa Felicidade, Curitiba (PR). Abre de segunda a sábado para o jantar. Reservas em: (41) 3372-0003

Confira mais conteúdos com dicas e notícias sobre o setor em nosso blog.

Leia também...