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Supermercado ou restaurante?

O título é provocativo, mas a realidade é que o varejo supermercadista e os negócios de bares e restaurantes estão apresentando cada vez mais intersecções em suas atuações.

O título é provocativo, mas a realidade é que o varejo supermercadista e os negócios de bares e restaurantes estão apresentando cada vez mais intersecções em suas atuações.

Ir a um restaurante tem vários significados: necessidade, praticidade, comemoração, socialização, gastronomia ou status, mas acima de tudo, vamos para buscar uma solução de alimentação pronta.

Originalmente, os supermercados atuavam para atender a necessidades básicas como adquirir produtos de higiene pessoal, limpeza, alimentação e, às vezes, para aproveitar uma promoção. Mas ao longo dos anos, o supermercado foi ampliando seu papel, agregando produtos de cama, mesa e banho, brinquedos, eletrodomésticos, entre diversos outros segmentos. Desta forma, para muitos, tornou-se um centro de soluções.

Cada rede e cada supermercado implementou soluções de acordo com suas estratégias. Agora, quando o assunto é alimentação preparada, existe um mar de alternativas. Alguns focaram na rotisserie, com itens vendidos por porção ou peso; outros em produtos grab & go, que em livre tradução representa pratos porcionados individualmente para levar. Ainda que ambos entreguem praticidade, há quem optou por uma oferta de restaurante. Não aquele tradicional, com garçons, mas buffets a quilo ou pratos com preço fechado.

Do outro lado os restaurantes também ampliaram seus modelos. Criam empórios com ingredientes importados, produtos congelados, vinhos, cervejas especiais, sobremesas, carnes, pães e tudo que possa tornar a vida dos clientes mais fácil e, claro, aumentar o seu faturamento.

Mas por que um cliente iria almoçar em um supermercado? Porque, em geral, o apelo de preços é muito forte. O supermercado enxerga o restaurante como uma oportunidade de levar o cliente mais vezes à loja e, assim, ele é mais agressivo em seu posicionamento de preços. Somado a isso, após fazer uma refeição o cliente pode circular pela loja e adquirir outros produtos gerando mais vendas e continuando o ciclo.

Outro elemento importante é que os supermercados estão apresentando soluções cada vez mais eficientes por meio de parceiros ou ofertando refeições de empresas profissionais para servir seus clientes com muita qualidade.

No final do dia, a escolha, como cliente, é sua. Você decide se irá almoçar no supermercado ou fazer compras de conveniência na saída do restaurante. O importante é receber exatamente o que deseja!

Um abraço e até breve.
Cristina Souza – CEO Gouvêa Foodservice

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