Carregando . . .

O que fazer com o óleo de cozinha usado?

Veja como é fácil descartar corretamente o óleo e evitar a contaminação do meio ambiente

Cada vez mais, nos informamos sobre o descarte do que usamos em casa. Lixo reciclável, lixo orgânico, pilhas, eletrônicos… Hoje, sabemos como destinar corretamente cada um deles. 

Mas e o óleo de cozinha, depois de usado, qual é o jeito certo de descartar? Confira!

Óleo de cozinha usado: ameaça ao meio ambiente

O óleo que usamos para cozinhar, independentemente do tipo (azeite, óleo de soja, óleo de girassol) é um lipídio, que tem como característica não ser solúvel em água.

É por isso que, se o óleo for descartado incorretamente, ele se torna uma ameaça de contaminação ao meio ambiente.

Por que não jogar o óleo de cozinha pelo ralo da pia?

Descartar o óleo pela pia (ou pelo vaso sanitário) é muito nocivo, já que o óleo irá para uma caixa de gordura, que armazena esse tipo de material. No entanto, o acúmulo de gordura (gerado pelo descarte constante de óleo) nessa caixa faz com que o óleo vá pelo encanamento para a rede de esgoto, o que pode entupir e dificultar muito o trabalho das estações de tratamento.

Nesses locais, a água é separada dos dejetos para retornar aos mananciais e rios. Mesmo com o tratamento, parte do óleo continua na água, o que gera uma contaminação direta no meio ambiente.

Além disso, os óleos são menos densos do que a água. Isso significa que ficam na superfície, atrapalhando a chegada de luz e oxigênio para os seres aquáticos.

Então, o que fazer com o óleo de cozinha usado?

O primeiro passo é muito conhecido pela maioria das pessoas: o correto é usar um funil e armazenar o óleo velho em casa em uma garrafa pet fechada.

Mas e depois?

Muita gente cai no erro de pegar essa garrafa e colocá-la junto do lixo comum. Ao fazer isso, há um grande risco de o óleo vazar da garrafa e contaminar o solo – ele é absorvido pelas plantas, torna o solo impermeável (o que contribui para as enchentes) e pode até mesmo poluir os lençóis freáticos.

Por isso, o óleo de cozinha deve ser reciclado. É isso mesmo!

Reciclar o óleo de cozinha é uma prática de muitas empresas e associações – por isso, você deve levar o seu óleo a esses postos de coleta. Existem diversos deles em várias cidades, e até mesmo alguns supermercados e lojas que fazem essa coleta. Basta fazer uma busca na internet.

Como é usado o óleo de cozinha reciclado?

Um dos usos mais comuns para o óleo de cozinha é a transformação dele em sabão.

Para o processo, é usada a soda cáustica, que reage com os triglicerídeos que compõem os óleos, formando glicerol e sais de ácidos graxos, que são a base para o sabão.

Outro uso bem comum é a produção do biodiesel, um combustível renovável que substitui o diesel comum. Ele é usado puro e também misturado ao diesel comum, como uma alternativa para diminuir o impacto ambiental do combustível.

Por fim, existem empresas que transformam o óleo de cozinha usado em resinas para tintas.

Ou seja: o óleo de cozinha, depois de usado, pode ainda ser muito útil de diversas formas. Então, descartando corretamente, não só impedimos a contaminação do meio ambiente, mas também contribuímos para uma sociedade mais consciente.

Gostou do conteúdo? O Blog da Vapza tem muito mais dicas de vida saudável, responsabilidade social e boa alimentação. Confira!

Leia também...