Carregando . . .

Dicas de alimentação para o verão

Por conta da vida corrida nas grandes cidades, acabamos muitas vezes nos esquecendo da nossa ligação com a Natureza, mas vamos resgatar essa conexão. Segundo o Ayurveda (medicina indiana) devemos alterar nossa rotina e nossa alimentação de acordo com as estações do ano, com o objetivo de manter em equilíbrio o funcionamento dos nossos sistemas corporais, principalmente o digestivo, além da tríade mente, corpo e espírito.

A alimentação é uma ferramenta poderosa não só de nutrição e saúde, mas também uma forma de conquistar mais energia e disposição no verão. Acompanhe nossas dicas:

Xô cansaço!

Sabe aquela sensação de cansaço, irritabilidade e dor de cabeça no final do dia? Podem ser sintomas de desidratação. Nosso corpo é abundante em água, mas a eliminamos diariamente de diversas formas: respiração, suor, lágrimas, urina e fezes. E nos dias mais quentes a atenção ao consumo de líquidos deve ser redobrada.

Você deve dar preferência para a água natural, de dois a três litros ao dia, mas pode se hidratar também com:

– Água aromatizada (água com limão, água com hortelã)

– Água com gás

– Água de coco

– Suco verde

– Picolé de frutas sem açúcar

– Chá gelado sem açúcar

– Bebidas isotônicas

– Frutas e vegetais refrescantes (melancia, uva, kiwi, abacaxi, pepino, rabanete)

Vale lembrar que a sede já é um sinal de que estamos desidratados, portanto faça o caminho inverso, beba água para não sentir sede! Dica bônus: observe a cor da urina, se a coloração for escura e o odor forte, aumente a ingestão até que ela fique clarinha.

Alimentos para aumentar a disposição

Comece o seu dia sempre com frutas, podem ser consumidas in natura, com granola, em sucos ou vitaminas. No almoço e jantar priorize a salada, sempre acompanhada de uma fonte de proteína (preferencialmente vegetal como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja), um cereal ou tubérculo (arroz, milho, quinoa, batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha) e mais uma fruta.

Aproveite o período da tarde para inserir frutas e castanhas, uma combinação perfeita que vai garantir saciedade e uma variedade de nutrientes como por exemplo zinco, selênio, magnésio e gorduras boas, indicados para aumentar seu foco e energia.

Prefira alimentos nutritivos, de fácil digestão e ricos em fibras: legumes, verduras, tubérculos (batatas), frutas, cereais integrais, arroz, milho, aveia, leguminosas (feijões, ervilha, etc), castanhas e sementes.

Evite alimentos com calorias vazias e com muito sal, açúcar e gordura: frituras, refrigerante, alimentos ultraprocessados, carboidratos refinados (pão, bolo, doce, biscoito) carnes em excesso e embutidos (linguiça, salsicha, salame, presunto, mortadela, etc), comidas picantes, bebida alcoólica.

Cuidado com a intoxicação alimentar

Um ponto de atenção é a questão da segurança alimentar, pois devido às altas temperaturas, aumenta-se o risco de ingerir alimentos contaminados e desenvolver uma intoxicação alimentar, ocasionando sintomas gastrointestinais de grau leve, moderado ou grave.

Regras de ouro:

– Lave suas mãos sempre antes e após as refeições ou ao manipular/ cozinhar alimentos.

– Higienize frutas, legumes e verduras da forma correta. Primeiro lave-as em água corrente abundante para retirar o excesso de sujeira, depois deixe de molho por 15 minutos em solução de água com hipoclorito (produto específico para higiene dos alimentos) e depois lave novamente, deixe secar e armazene na geladeira.

– Todo alimento manipulado deve ser mantido em refrigeração (comidas preparadas como arroz e feijão, frutas higienizadas e cortadas, patês, leite, queijo).

– Alimentos que precisam de refrigeração só podem ficar em temperatura ambiente por no máximo 30 minutos.

– Alimentos refrigerados na geladeira tem a validade média de três dias, após esse período o ideal é congelar, estendendo assim a validade por até noventa dias. Nada de desperdício!

– Sempre que for transportar alimentos (em viagens, passeios, marmita para o trabalho), utilize lancheira térmica. Chegando ao destino, acomode em geladeira e se isso não for possível, mantenha a temperatura da bolsa com gelo, bolsa térmica ou gelo reutilizável.

– Quando for se alimentar fora de casa, preste atenção na higiene do local, conservação dos alimentos e a forma que o manipulador de alimentos segue os protocolos de higiene. Sempre que possível, leve seus alimentos de casa.

Receitas leves e coloridas

A bola da vez no verão são as receitas coloridas, leves e nutritivas. Use e abuse da criatividade e varie sua alimentação com sanduíche natural, vitamina, wrap, tapioca, torta, poke, saladas completas. Confira nossa receita super fresquinha, ideal para os dias mais quentes.

Salpicão com maionese saudável
Ingredientes do salpicão
1 xícara de cenoura ralada
½ xícara de milho cozido
½ xícara de ervilha cozida
1 xícara de batata cozida em cubos
1 xícara de jaca verde desfiada

1 xícara de grão de bico cozido ou soja em grãos cozida
Suco de ½ limão
½ xícara de salsinha e cebolinha picadas
Sal e pimenta a gosto

Opcional: jaca verde desfiada

Ingredientes da maionese
160g de tofu
4 colheres de sopa de azeite (ajustar até chegar no ponto desejado – vai depender da textura do tofu)
Suco de ½ limão
Sal à gosto

Modo de preparo:
Bater os ingredientes da maionese no mini-processador por aproximadamente 5 minutos. Corrigir a quantidade de azeite, se necessário, até chegar no ponto de maionese. Reserve.
Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir. Esse salpicão combina com tudo: fica ótimo no canapé, pode ser servido como acompanhamento de refeição e até mesmo como recheio de lanche natural. Use sua criatividade!

Agora que você já sabe como a alimentação pode contribuir com a sua saúde e bem-estar, aproveite a estação mais quente do ano de forma leve, saudável e segura! E viva o verão!

Leia também...