10 benefícios do milho para a saúde
Descubra os diversos efeitos positivos do consumo do milho para o corpo humano
O milho é um dos cereais mais populares de todo o mundo. Além de delicioso, é uma excelente fonte de nutrientes. Mas você sabe quais são os benefícios do milho que refletem diretamente na saúde e no bem-estar? Confira!
Benefícios do milho
O milho é usado em várias receitas, como canjica, bolos, tortas, cuscuz, mingaus, pipoca, além de ser comido direto da espiga, cozido e assado.
O milho não contém glúten, o que é ótimo também para a alimentação de celíacos. As vitaminas, minerais e fibras fazem deste alimento um verdadeiro aliado para manter uma boa saúde.
O milho da pipoca é o mais rico em fibras, fósforo, magnésio e zinco. Já o milho verde concentra maiores taxas de ácido fólico, niacina, vitamina B6 e várias outras vitaminas.
Agora, confira 10 benefícios incríveis do milho!
1. Retarda o envelhecimento
Graças à grande quantidade de vitamina C presente no milho, este alimento é um aliado contra o envelhecimento da pele, dos órgãos e dos dentes.
2. Saúde da pele
A vitamina A presente no milho também é um agente que auxilia na saúde da pele.
3. Ajuda a emagrecer
A alta taxa de fibras do milho pode facilitar a saciedade, evitando que você belisque outros alimentos durante o dia. Cerca de 70% da composição do milho é água, o que auxilia o emagrecimento, já que a água não possui calorias.
Para que o milho seja eficiente e contribua com a perda de peso, contudo, deve sempre ser consumido com moderação.
4. Beneficia o sistema imunológico
Por ser rico em carotenoides, o milho auxilia a fortalecer o sistema imunológico. Essa substância química dá origem aos tons de amarelo e vermelho presentes nos alimentos e, quando ingeridas, fortalecem o corpo, prevenindo e amenizando diversas doenças.
5. Reduz os níveis de colesterol e hipertensão
O milho também faz bem para o colesterol e para a hipertensão. A dica para as pessoas que possuem índices elevados de colesterol é evitar alimentos com muita gordura e procurar incluir alimentos com fibras em sua dieta. Já falamos que o milho não tem glúten e é um cereal repleto de fibras, não é mesmo?
Para os hipertensos, a dica é não abusar na quantidade de sal, principalmente no preparo de derivados do milho, como o cuscuz e até mesmo a popular pipoca.
6. Garante energia
Rico em carboidratos, o milho garante a energia que você precisa para realizar as atividades do dia a dia.
7. Ajuda a melhorar o trânsito intestinal
Por contar com fibras, o milho é um ótimo alimento para quem tem o intestino preso ou quer melhorar o trânsito intestinal. As fibras não são digeridas pelo corpo, elas passam através do sistema digestivo, auxiliando na eliminação de resíduos e limpando o organismo.
8. Protege contra doenças cerebrais e cardiovasculares
Com abundância de fitonutrientes e tiamina, o milho é um aliado importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Dessa forma, várias doenças que acometem esses órgãos podem ser prevenidas com o consumo do milho.
9. Redução do risco de Diabetes tipo II
O consumo do milho pode ajudar no controle da diabetes em pacientes não dependentes de insulina. Por conter fitoquímicos, a regulação da liberação de insulina no corpo é otimizada, reduzindo os picos de açúcar no sangue.
10. Ajuda a prevenir doenças nos olhos
A presença dos antioxidantes luteína e zeaxantina no milho protege a mácula ocular. Esses carotenoides são conhecidos como pigmentos maculares e estão presentes na superfície interna da retina. Sua função é proteger os olhos da luz e, assim, os riscos de degeneração macular e catarata são reduzidos.
O milho também é rico em betacaroteno, que forma a vitamina A em nosso organismo, o que auxilia na manutenção da boa visão.
Já sabia de todos esses benefícios? Incrível, né? Confira mais dicas no Blog da Vapza.
Lembre-se de sempre consultar um médico da sua preferência antes de incluir um alimento na sua dieta.