Carregando . . .

Conheça 10 tipos de farinhas funcionais para o organismo

As farinhas funcionais são ótimas opções para quem deseja nutrição em uma dieta balanceada

Atualmente, são encontrados diversos tipos de farinhas funcionais no mercado. Você sabe o que são essas farinhas e por que elas são tão procuradas por quem faz dieta? Confira 10 tipos de farinhas funcionais!

O que são farinhas funcionais?

Antes de tudo, o que define um alimento funcional? Essa característica é dada a todos os alimentos, ingredientes e receitas que são benéficas à nossa saúde, não só por seus nutrientes, mas por servirem de apoio na prevenção e combate a diversas doenças.

As farinhas funcionais são, portanto, farinhas feitas de alimentos e ingredientes que contam com esses benefícios. Essas farinhas são ótimas substitutas da farinha branca, em receitas como bolos e pães, porque apresentam um alto teor nutritivo e ainda contam com a vantagem de não possuírem sabor acentuado demais em suas composições.

Por que usar uma farinha funcional na minha receita?

As farinhas funcionais possuem altos níveis de fibras, o que faz bem para o intestino e também para a sensação de saciedade, ou seja, a diminuição da vontade de comer fora dos horários de refeições.

Assim, elas podem facilitar o emagrecimento e o ganho de massa magra. Mas é sempre bom lembrar que essas farinhas devem ser acrescentadas em pratos que já fazem parte de uma dieta balanceada, sempre seguindo a recomendação do seu médico ou nutricionista.

Os principais benefícios que podem estar associados a essas farinhas são a redução do colesterol e dos níveis de glicose, o regulamento do intestino e a aceleração no processo de emagrecimento.

As 10 farinhas funcionais

A seguir, confira uma lista com as 10 farinhas mais em alta no momento e suas principais funcionalidades!

  1. Farinha de linhaça: Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, na melhora da circulação sanguínea e até mesmo pode aliviar sintomas de TPM e menopausa.
  2. Farinha de aveia: Excelente para quem tem intestino preso, esta farinha também é amiga do coração. Ela ajuda a reduzir o colesterol e proporciona saciedade.
  3. Farinha de chia: Com alto poder antioxidante e com níveis acentuados de proteínas e ômega 3, esta farinha é ideal para consumo em iogurtes e tortas, por exemplo.
  4. Farinha de quinoa: Grão riquíssimo em vitaminas e proteínas que auxiliam o metabolismo. A quinoa também tem ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória, fortalecendo o sistema imunológico.
  5. Farinha de feijão branco: Seus benefícios incluem inibir a digestão de carboidratos e absorver o mínimo possível de açúcares no organismo.
  6. Farinha de berinjela: Esta farinha incrementa qualquer receita devido a sua associação ao emagrecimento, reduzindo gorduras do sangue.
  7. Farinha de banana verde: Seu consumo ativa o sistema imunológico, evitando diversas doenças. Além disso, pode ajudar na digestão, regula os índices glicêmicos do sangue e reduz o inchaço corporal.
  8. Farinha de maracujá: O maracujá em forma de farinha ajuda a diminuir níveis de colesterol e prevenir o diabetes. Um dos maiores benefícios das farinhas de fruta é que, em seu preparo, é utilizada toda a fruta, incluindo casca e sementes. Assim, as vitaminas proporcionadas pelas frutas estão presentes em sua totalidade.
  9. Farinha de uva: Responsável por prevenir o envelhecimento celular, essa farinha é uma forma natural de contribuir para manter a pele mais jovem e bonita. Seu consumo também pode diminuir as chances de contrair doenças degenerativas e melhora a circulação sanguínea, combatendo varizes e artrite.
  10. Farinha de coco: Ótima opção para bolos e pães por manter o aroma suave do fruto. Além disso, é rica em fibras, auxilia a digestão e pode reduzir riscos de ter diabetes no futuro.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as farinhas funcionais e seus principais benefícios, aproveite para acessar o Blog da Vapza. Muitos outros conteúdos e curiosidades te esperam!

Lembre-se de sempre consultar um médico da sua preferência antes de incluir um alimento na sua dieta.

Leia também...