Carregando . . .

Batata-salsa: benefícios incríveis te esperam

Conheça tudo sobre esse tubérculo, também conhecido como mandioquinha

Mandioquinha, batata-baroa, mandioquinha-salsa ou batata-salsa: esses são todos nomes para um mesmo e delicioso tubérculo. Conheça todos os benefícios da batata-salsa!

De onde vem a batata-salsa?

Originária da região Andina, a batata-salsa é uma planta cultivada há mais de 300 anos e é considerada um alimento essencial e de subsistência para a população de países como Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Isso porque a batata-salsa é um alimento essencialmente energético.

A batata-salsa no Brasil

Foi em 1907 que a Sociedade de Agricultura trouxe as primeiras mudas para o Brasil. Logo, a batata-salsa estava sendo cultivada em todas as regiões do país e em cada uma ganhando um nome diferente. 

Em Minas Gerais, por exemplo, ela é chamada de cenoura amarela. Já no Rio de Janeiro, é conhecida por batata-baroa. Em outros lugares, recebe nomes como mandioquinha-salsa. 

Batata-salsa: benefícios

A batata-salsa é reconhecida por nutricionistas como uma fonte de vitaminas e minerais. Entre as vitaminas, ressaltam-se as do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e piridoxina) e a vitamina A. Entre os minerais, destacam-se o cálcio, o magnésio, o fósforo e o ferro. 

Devido a esses fatores, nutrólogos recomendam a ingestão diária de até 100 gramas de batata-salsa para suprir as necessidades diárias de crianças, doentes e idosos.

O amido da batata-salsa contém teores baixos de amilopectina e ausência total de fatores antinutricionais, o que lhe garante o título de alimento de fácil digestão. 

Batata-salsa faz bem para quê?

Todos esses nutrientes da mandioquinha fazem com que esse alimento seja recomendado para prevenir diversas doenças.

Graças à vitamina C, ela aumenta a imunidade, prevenindo resfriados. Além disso, a batata-salsa é boa para a cicatrização de feridas e previne o envelhecimento.

Já as vitaminas do complexo B são ótimas para o sistema nervoso. A B3, também, diminui os níveis de colesterol, o que auxilia na prevenção de doenças cardíacas.

Quem deve comer batata-salsa?

A batata-salsa é sempre indicada para atletas e quem pratica atividades físicas que tenham grande queima de calorias. No entanto, a mandioquinha é um alimento importante para qualquer pessoa: de crianças a adultos. 

Pessoas diabéticas, devido ao índice glicêmico, devem tomar cuidado para ter um consumo mais moderado da batata-salsa. O ideal é consultar um nutricionista.

Como preparar batata-salsa

O uso da batata-baroa na culinária é bastante variado, como a maior parte dos tubérculos.

Ela pode ser consumida em forma de caldo, sopas, purê, creme, frita etc. A batata-salsa pode acompanhar peixes, carnes e outros legumes. Ela ainda é usada para o preparo de canjas, pães, bolos, bolinhos, suflês, purês, nhoque, “papinha” para alimentação de bebês, saladas frias e maionese. Sinta-se livre para colocar a criatividade em prática na cozinha!

E aí, já sabia todas essas informações? Não deixe de experimentar a batata-salsa Vapza, cozida a vapor e embalada a vácuo. Pronta para você!

Leia também...