Carregando . . .

A comida e seu poder de conexão

Comer é um ato social e não devemos ter barreiras para ter novas experiências com a comida

O alimento é fundamental para a conexão entre as pessoas. Cada garfada pode trazer as mais tenras e gentis memórias. Com a tecnologia, descobrimos que mostrar o que comemos para os amigos, familiares e desconhecidos pode comunicar nosso estilo de vida, como nos sentimos e nossas preferências.

A cada post nas redes sociais, as pessoas se esforçam para demonstrar o melhor ângulo e transmitir um pouco do sentimento daquele momento.

Comida instagramável x comida saudável

Nessa direção, os negócios de alimentação fora do lar decidiram que é importante oferecer momentos instagramáveis e muitos estabelecimentos têm apresentado em seus cardápios algo que é chamado de food porn. Às vezes é um hambúrguer com 3 andares, uma “frigideira” de cookies com sorvete, uma pizza individual que daria para várias pessoas e só de olhar remete ao exagero.

Por outro lado, vem com tudo a comida saudável. Por muito tempo, ela foi chamada de sem graça, mas agora, com a grande adesão de chefs nessa vertente culinária, ela inclui produtos low, free, vegetarianos e veganos e destaca-se como gostosa e, por que não, apetitosa aos olhos do consumidor. 

Seja livre e experimente!

Nosso modo de nos alimentarmos é cada vez mais dinâmico e plural. Estamos abertos à experimentação. O Brasil é um país de dimensões continentais e temos muito a explorar por aqui. Quem mora no Sul mal conhece sabores típicos da região Norte e por aí vai. 

Além disso, com a internet foi ampliado o acesso à informação, surgiram inúmeros programas culinários que nos influenciam como consumidores à internacionalização dos nossos paladares.

Outro fator importante são os recentes movimentos migratórios, como de sírios, haitianos, venezuelanos e de pessoas vindas de países do continente africano.

Kebab, arepa, fritay, fufu e uma infinidade de outros produtos vão aos poucos se integrando a nossa cultura e tornando o Brasil esse país gastronomicamente plural.

Uma ótima forma de experimentar e instagramar seus momentos gastronômicos é ir às feiras e eventos ao ar livre. Muitos estão em profusão nesse momento e é possível experimentar as releituras de grandes chefs, a culinária familiar, pequenos produtores, um grupo de amigos que juntos resolvem tentar algo novo e produtos diretamente da grande indústria.

Então… faça sua escolha e vá em frente! E… não esqueça! Poste, marque seus amigos e “cause”, afinal… se comer e não postar… não valeu, né? 😉

Confira mais textos no Blog da Vapza!

Texto por Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice – Estratégia e Gestão

A Gouvêa Foodservice é uma consultoria especializada no atendimento ao setor, englobando indústrias, distribuidores e operadores (redes, franquias e independentes). Acompanhe a Gouvêa Foodservice no site: www.gouveafoodservice.com 

Leia também...