Carregando . . .
Blog  ›  Bem-estar

23 cuidados que você precisa ter na cozinha

""

Cozinhar é uma necessidade e também um prazer na vida de muita gente, seja para preparar o prato preferido de uma pessoa querida, uma refeição saudável para combater os excessos ou uma sopa quentinha para um dia frio. Mas, para que tudo isso seja possível, é preciso seguir alguns cuidados na cozinha.

Mesmo sendo o lugar mais gostoso da casa, a cozinha oferece alguns perigos em relação a acidentes e contaminação. Conheça nossas dicas para aproveitar somente o lado bom desse ambiente:

Cuidados para evitar acidentes na cozinha

A combinação de fogo e objetos pontiagudos faz da cozinha um dos cômodos onde há mais riscos de acidentes em uma casa. Saiba como evitá-los:

1. Ao cortar um alimento, sempre posicione a faca em sentido contrário ao corpo. Segure o alimento em questão no centro da mão, mantendo os dedos longe da lâmina, ou utilize um protetor específico para isso.

2. Dobre a tampa das latas para dentro antes de jogá-las no lixo, pois isso evita que os coletores se machuquem com as rebarbas cortantes de alumínio.

3. Se você tem crianças pequenas ou animais de estimação em casa, é recomendável trocar toalhas de mesa compridas por versões mais curtas, evitando que suas bordas sejam puxadas.

4. Perfure alimentos com casca ou pele (tomate, batata, linguiça etc.) antes de aquecê-los no micro-ondas, evitando que elas se expandam e causem queimaduras.

5. Não coloque objetos metálicos nem recipientes hermeticamente fechados no micro-ondas. Sempre verifique se os potes são adequados para esse tipo de forno, pois alguns materiais podem derreter com o aquecimento.

6. Outro ponto de atenção no uso do micro-ondas é o aquecimento da água pura. Devido à agitação provocada em suas moléculas, o contato com qualquer outro corpo (como um saquinho de chá ou uma colher) pode fazer com que ela entre em ebulição e espirre, causando queimaduras.

7. Mantenha os cabos das panelas voltados para dentro do fogão, o que ajuda a evitar esbarrões, desperdícios e queimaduras.

8. Se o óleo pegar fogo em uma panela, aproxime-se com cuidado do fogão e desligue a chama ou feche a mangueira do botijão de gás. Jamais jogue água para contornar essa situação, pois o contato com esse líquido pode fazer o óleo quente explodir, causando queimaduras graves.

9. Quando for retirar travessas e assadeiras de dentro do forno, sempre proteja as mãos com luvas de silicone, deixando de lado alternativas como luvas de tecido e panos de prato.

10. Dê preferência a aventais de tecido, preferencialmente algodão. As versões de plástico podem derreter e grudar na pele caso sejam atingidas por respingos muito quentes.

11. Utilize somente panelas de pressão com duas válvulas, que oferecem mais segurança caso uma delas pare de funcionar. Se o vapor não estiver saindo pela válvula principal em até 10 minutos depois de acender o fogo, desligue a chama para evitar explosões.

12. Evite o uso de banquinhos na hora de pegar ou guardar um utensílio em uma prateleira mais alta, pois eles oferecem um grande risco de queda. Prefira utilizar uma escada em vez disso.

Cuidados para evitar a contaminação na cozinha

A alimentação é a nossa principal fonte de nutrientes, além de ter uma enorme importância social e afetiva. Porém, sem os devidos cuidados durante o preparo e o armazenamento, os alimentos podem causar vários problemas de saúde. Saiba como evitá-los:

1. Lave muito bem as mãos (palma, dorso, espaço entre os dedos e unhas) e os antebraços antes de manipular os alimentos. Seque-os com uma toalha limpa ou descartável – e não com o pano de prato.

2. Substitua utensílios de madeira como tábuas de corte e colheres por versões de materiais que não favoreçam o acúmulo de microrganismos, como aquelas feitas de vidro, cerâmica ou silicone.

3. Em vez de deixar a lixeira sobre a pia, mantenha-a no chão para evitar que as bactérias contaminem a superfície onde você manipula os alimentos. Prefira os modelos com pedal para evitar o toque com as mãos.

4. Frutas, verduras e legumes in natura devem ser lavados em água corrente e desinfetados em uma mistura de água pura e água sanitária para eliminar possíveis microrganismos causadores de infecção alimentar.

5. Sobras de alimentos devem ser acondicionadas em recipientes herméticos e colocadas na geladeira logo após o término da refeição, de modo a reduzir sua temperatura para cerca de 10 graus em até duas horas.

6. Alimentos cozidos como arroz, feijão, carnes e aves podem ser guardados na geladeira a 4 graus por até três dias, enquanto peixes duram apenas um dia.

7. Ao descongelar alimentos, mantenha-os na geladeira ou coloque-os no forno utilizando um recipiente adequado. Alimentos descongelados não podem voltar ao freezer.

8. A preservação dos alimentos no freezer depende de suas condições no momento em que foram congelados, portanto procure fazer isso o mais rápido possível. Lembre-se de que o congelamento não destrói os microrganismos já existentes.

9. Em geral, os alimentos podem ser mantidos congelados por no máximo 90 dias. Anote a data do congelamento e, se estiver em dúvida sobre a viabilidade de um alimento, é mais seguro descartá-lo.

10. Utilize utensílios diferentes para o preparo de cada tipo de alimento – ou pelo menos lave-os muito bem entre um alimento e outro, evitando a contaminação cruzada. A tábua que foi usada para cortar carnes, por exemplo, não deve entrar em contato com as verduras antes de ser higienizada.

11. Lave garrafas, latas e outras embalagens antes de guardá-las no armário ou na geladeira, pois elas podem ter sido contaminadas durante o armazenamento ou o transporte – seja pela manipulação das pessoas ou pela presença de insetos e roedores.

Lembre-se de que o acúmulo de tarefas, a pressa e a desatenção são fatores que aumentam muito os riscos de acidentes e contaminação na cozinha.

Para evitar esses problemas, saiba que você pode contar com os alimentos da Vapza, que são cozidos em altas temperaturas e esterilizados dentro da própria embalagem. Dessa forma, os produtos continuam frescos por muito mais tempo, sem a adição de conservantes.

Agora que você conhece os principais cuidados na cozinha, aproveite para tornar o seu dia a dia ainda mais prático

Leia também...