Vapza no Rally dos Sertões: Saiba mais sobre a rotina de preparo das refeições.
Desafio principal está em manter a segurança alimentar, sem perder qualidade, apresentação e sabor mesmo durante os deslocamentos diários, aponta o Chef Emerson Siqueira, da equipe #352
Há 28 anos, o Rally dos Sertões reúne equipes de todo o país para um evento carregado de emoção, velocidade, adrenalina e superação. A prova conta com a participação de grandes nomes do automobilismo brasileiro, como Rubens Barrichello e Thiago Camilo, e, normalmente, é composta por um prólogo e mais sete etapas. Em 2020, o roteiro teve início em São Paulo, no dia 31 de outubro, passando por Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, até chegar ao Maranhão, em 07 de novembro.
Além dos obstáculos impostos pelo terreno, o tempo e o clima, os participantes enfrentam outro desafio importante: manter uma dieta equilibrada, com segurança e sabor. Na edição deste ano, o chef Emerson Siqueira assumiu a tarefa de alimentar a equipe #352, do piloto Paulo Roberto de Góes e do navegador Jeferson Teixeira. Para entender como funciona a logística das refeições, o Blog Vapza preparou uma entrevista especial sobre o assunto. Confira o resultado:
Blog Vapza: Quais são os principais desafios de cozinhar durante o Rally dos Sertões?
Chef Emerson: O maior deles é a mudança frequente de local. Temos deslocamentos quase diários das equipes de apoio e, muitas vezes, por trajetos longos, por isso, acabamos tendo pouco tempo para preparar a comida.
Blog Vapza: O preparo precisa ser realizado em um lugar diferente a cada dia?
Chef Emerson: Quase sempre. Esse é um dos motivos que nos leva a usar os produtos da Vapza: a praticidade. Este ano, por exemplo, deixei pronto o escondidinho, pois sabia que no próximo dia iríamos percorrer uma distância bem grande.
Blog Vapza: Como funciona a distribuição das refeições?
Chef Emerson: Geralmente, não dá tempo de almoçar. Então planejamos um lanche, a base de sanduíches e frutas, para que cada integrante da equipe leve para o trecho a ser percorrido. Ao chegar no nosso ponto de apoio, já estamos com uma refeição preparada, podendo ser cachorro quente, x-salada ou tapioca, por exemplo. À noite servimos o jantar.
Blog Vapza: Quais são as prioridades na hora de montar o cardápio?
Chef Emerson: Primeiro ponto levado em consideração é a escolha de pratos que sejam rápidos e fáceis de serem feitos. Em conjunto, pensamos em uma alimentação que tenha proteínas, bastante carboidratos, mas que não seja pesada. Em seguida, vem a parte que mais gosto, que é fazer pratos bem elaborados, com uma boa apresentação e que surpreendam os membros da nossa equipe. Costumo brincar que, se fosse para fazer o comum, não precisariam de mim na equipe.
Blog Vapza: Quais produtos Vapza foram utilizados este ano?
Chef Emerson: Usamos mandioca para a vaca atolada e o escondidinho, que também levava carne de frango e de gado desfiadas. Incluímos também a carne picada para o estrogonofe e com a batatinha produzimos duas opções, uma rústica e uma sotê. Fizemos também quinoa com legumes, salada de maionese para acompanhar o churrasco, tapioca com recheio de carne de frango e porco e um belo feijão tropeiro. Para a sobremesa, utilizamos a canjica da Vapza.
Blog Vapza: Quais as vantagens do uso de produtos Vapza para a logística de produção?
Chef Emerson: Os produtos Vapza são muito bons porque já estão prontos para receber o toque do chef e dar origem ao prato do dia. Este ano, o cozinheiro de uma equipe do Rio Grande do Sul veio até mim porque reparou que o preparo das nossas refeições era sempre muito rápido. Ele quis saber se eu já trazia tudo pronto e como fazia para manter todas as comidas sem estragar. No próximo Rally, ele vai utilizar produtos Vapza.
Blog Vapza: E qual o impacto do uso de produtos Vapza no resultado final do prato?
Chef Emerson: Facilita, e muito, a vida de quem está preparando as refeições. Com os produtos Vapza, podemos usar a criatividade e criar vários pratos, inclusive investindo na apresentação, porque os produtos ajudam muito.
Sobre a Vapza
A Vapza nasceu em 1995, em terra fértil, nos campos gerais do Paraná. A história está ligada ao pequeno produtor e desenvolvimento de produtos saudáveis e práticos. Os alimentos passam por um processo rigoroso de seleção e são embalados à vácuo. Após esse processo, eles são cozidos no vapor dentro da própria embalagem, esterilizando o alimento e dispensando o uso de conservantes. A Vapza possuí as certificações BRCG, HACCP que garantem a saudabilidade e segurança dos alimentos. Hallal e Kosher que são para dietas específicas. Certificação Vegan Internacional, pois o processo permite que não haja contaminação cárnea e certificação Orgânica internacional.