Vale a pena fazer Pilates em casa? Conheça os benefícios!
Saiba mais sobre essa técnica e aprenda como executá-la sem precisar sair de casa
Se você se interessa por saúde e bem-estar, certamente já ouviu falar sobre Pilates, não é mesmo? A técnica, criada em 1990, é definida pela completa integração do corpo e mente e é capaz de oferecer diversos benefícios ao organismo.
Quer saber mais sobre o assunto e aprender como praticar Pilates em casa? Então confira o material a seguir!
O que é o Pilates?
Um conjunto de exercícios que tem por objetivo promover o aumento da qualidade de vida, esse é o Pilates. O método conta com seis princípios básicos: fluidez, precisão, concentração, centralização, respiração e controle.
A prática consiste na realização de exercícios focados na suavidade, que podem ser feitos tanto no solo quanto em equipamentos específicos. Um dos principais trunfos do Pilates é que ele pode ser praticado pelos mais diversos tipos de pessoas, com as mais diferentes necessidades, desde gestantes a idosos ou até mesmo atletas em reabilitação.
Os benefícios do Pilates
Entre as diversas vantagens que o Pilates oferece para o corpo e mente, estão:
- Aumento da energia;
- Melhora da respiração e da circulação sanguínea;
- Aumento da flexibilidade;
- Aperfeiçoamento da postura;
- Redução da ansiedade;
- Melhora do sono;
- Fortalecimento dos músculos.
Como praticar Pilates em casa?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que apesar de ser indicado para as mais diversas pessoas e necessidades, a prática de Pilates também exige cuidados. Por isso, é importante contar com o apoio de um profissional da área, mesmo que à distância, para tirar dúvidas e garantir o sucesso do método.
Você não precisa investir em aparelhos específicos para praticar, um colchonete ou tapete confortável é o bastante para iniciar as atividades.
Confira a seguir alguns exercícios de Pilates que podem ser feitos em casa.
Leg Pull Back
Inicie o movimento de barriga para cima. Com as mãos no chão, em rotação externa, estenda o quadril deixando os joelhos esticados. A partir disso, faça flexões de quadril de um dos lados. Mas atenção, lembre-se de manter a postura correta e o alinhamento escapular.
The Spine Stretch
Sente no chão e estique bem as pernas. Estenda os braços na horizontal com a pelve e o abdômen conectados. Inspire enquanto move o tronco para frente, com a cabeça em direção aos joelhos. Em seguida, expire voltando com a coluna para sua posição inicial.
The Hip Twist
Sente no chão em uma posição confortável. Em seguida, com as pernas em posição de Pilates, mantenha o equilíbrio sobre os glúteos. Estique os braços para trás, apoiando as palmas das mãos no chão. Inspire fazendo um círculo com os pés e expire fazendo o círculo na posição oposta.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do Pilates e da sua prática em casa? Então continue acessando o blog da Vapza para mais conteúdos como este!