Setembro Amarelo: alimentação e bem-estar andam lado a lado
O nutrientes que consumimos podem influenciar muito em como nos sentimos. Entenda como alimentação e bem-estar funcionam em conjunto
Uma alimentação de qualidade não faz bem apenas para o nosso corpo. Estudos feitos nos últimos anos têm demonstrado uma relação muito próxima entre o que comemos e a nossa sensação de bem-estar e satisfação. Existe até mesmo uma área da psicologia, a chamada psicologia positiva, que tem estudado as coisas que fazem com que a gente se sinta bem, e um dos destaques entre estes fatores está a alimentação.
Há um consenso entre os especialistas de que alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, aumentam o nosso bem-estar, o que, por consequência, contribui para fatores importantes da nossa vida, como maior longevidade, melhor funcionamento do sistema imunológico e até mesmo melhora significativa nos nossos relacionamentos pessoais e profissionais.
Ainda não está completamente claro como esse mecanismo funciona, mas nós sabemos que algumas vitaminas e minerais ajudam nosso cérebro a liberar determinadas substâncias que trabalham para manter nosso humor e bem-estar nos níveis mais altos.
Alimentação e bem-estar: que alimentos ajudam a nossa saúde mental?
Alimentos que aumentam a produção de serotonina ou com quantidades boas de antioxidantes são muito úteis nessa tarefa, bem como aqueles que auxiliam na redução do estresse e na regulação dos neurotransmissores que regulam nosso humor.
Dentro dessas características, é possível encontrar uma gama variada de alimentos, que inclui:
- Vegetais de folhas verdes, ricos em folato, como alface, espinafre, couve e brócolis;
- Peixes, ricos em triptofano, que aumenta a produção de serotonina;
- Frutas, ricas nos mais variados tipos de vitaminas;
- Oleaginosas, ricas em triptofano e em vitamina B1, entre vários outros.
Para saber como ter uma dieta balanceada que ajude corpo e mente a funcionarem da melhor forma possível, consulte um nutricionista (e conheça os produtos naturais e sem conservantes da Vapza, é claro!). E já que estamos falando em Setembro Amarelo e em saúde mental, é sempre importante lembrar que profissionais que trabalham com essas questões, como psicólogos e terapeutas, também são extremamente importantes para ajudar a lidar com problemas como depressão, ansiedade, entre outros. Não deixe de procurar ajuda!