Carregando . . .
Blog  ›  Bem-estar

Sem grude: 9 dicas de cuidados com panelas antiaderentes

""

As panelas com teflon são revestidas por uma película que quase não reage com outras substâncias, por isso os alimentos não grudam em sua superfície – e é por esse motivo que nós gostamos tanto delas! Porém, para que elas mantenham suas características, é preciso seguir algumas dicas de como conservar suas panelas antiaderentes.

O uso, a limpeza e o armazenamento inadequados podem provocar arranhões e remover o revestimento especial, fazendo com que a panela perca suas propriedades antiaderentes. Pensando nisso, nós preparamos uma lista com alguns cuidados que vão ajudar você a conservar seus utensílios por muito mais tempo. Confira:

1. Preparação antes do primeiro uso

Para aumentar a vida útil da panela antiaderente, é preciso fazer uma espécie de “cura” do revestimento antes do primeiro uso. Para isso, depois de remover todos os adesivos, lave-a com uma esponja macia e detergente neutro.

Quando a panela estiver seca, aplique uma camada fina de óleo vegetal ou outra gordura em toda a parte interna e leve-a ao fogo baixo por cerca de 2 minutos. Tire do fogo, espere esfriar e lave novamente. Agora, sua panela antiaderente está pronta para o primeiro uso.

2. Escolha acessórios de cozinha apropriados

Para que a panela continue sendo antiaderente, é preciso ter cuidado com os acessórios que utilizamos para cozinhar. Colheres de metal, garfos e facas podem acabar riscando o revestimento e fazendo com que ele perca suas propriedades especiais.

Por isso, na hora de preparar seus alimentos, utilize sempre colheres de silicone, madeira, nylon ou plásticos. Da mesma forma, as espátulas também devem ser de silicone para não arranhar a superfície.

3. Espere a panela esfriar antes de colocar na água

Tirar a panela do fogo e colocá-la direto sob a água fria não é uma boa ideia, pois o choque térmico pode danificar o revestimento antiaderente e provocar rachaduras em sua superfície.

Dessa forma, é recomendável esperar que a panela esfrie antes da lavagem. Observe também a temperatura da água, que deve estar entre fria e morna, nunca quente demais – neste último caso, a temperatura elevada também poderia provocar um choque térmico.

4. Evite que os alimentos queimem e grudem na panela

A maior vantagem do revestimento antiaderente é que ele evita que os alimentos fiquem grudados na panela. Porém, quando a comida queima, seus resíduos podem ficar aderidos à superfície de teflon, aumentando as chances de danificar seu utensílio na hora de lavá-lo.

Por isso, é recomendável aplicar uma camada fina de óleo antes de levá-lo ao fogo, o que também evita que o superaquecimento danifique o revestimento. Sempre fique de olho no fogão e adicione mais água ou óleo à panela se a comida estiver ficando muito seca ou começando a queimar.

5. Evite utilizar objetos pontiagudos para remover os resíduos

Caso algum alimento tenha queimado e grudado na panela, deixe-a de molho em água morna e detergente por alguns minutos para amolecê-lo e facilitar sua remoção, lavando-a normalmente em seguida.

Não utilize facas ou outros objetos pontiagudos ou metálicos para raspar os resíduos queimados mais persistentes, pois isso pode danificar o revestimento antiaderente. Nesse caso, é melhor usar uma colher ou espátula de silicone.

6. Faça a limpeza com uma esponja macia

A palha de aço e o lado metálico das esponjas de cozinha também podem danificar a película antiaderente, por isso esses objetos devem ser substituídos por esponjas macias na hora de lavar a sua panela.

Limpe-a sempre com o auxílio de um detergente e faça movimentos suaves com a esponja para não provocar arranhões na superfície de teflon.

7. Evite usar produtos abrasivos para lavar a panela

Produtos como os saponáceos possuem pequenas partículas que podem riscar a película antiaderente durante a lavagem, por isso eles não devem ser utilizados.

Algumas pessoas recorrem a esses produtos quando a panela apresenta manchas, porém, além de danificar a superfície, eles não são capazes de removê-las por completo. Na verdade, uma panela antiaderente manchada não voltará à sua condição original, por isso é melhor lavá-la apenas com detergente comum de qualquer maneira.

8. Siga alguns cuidados no armazenamento

O ideal é não guardar as panelas antiaderentes uma dentro da outra nem colocar outro tipo de utensílio dentro delas, pois o atrito entre esses objetos pode danificar o revestimento antiaderente.

Caso seja necessário empilhar suas panelas por questão de espaço, a dica é colocar uma folha de papel-toalha no fundo de cada uma para prevenir os riscos.

9. Saiba quais alimentos preparar na panela antiaderente

A principal vantagem do revestimento de teflon é que os alimentos podem ser preparados com pouca ou nenhuma gordura, possibilitando uma alimentação muito mais saudável. Porém, como a película antiaderente é sensível ao calor, esse tipo de panela é mais adequado para pratos que não necessitam de fogo alto ou muito tempo de cozimento.

Assim, as panelas antiaderentes são ideais para preparar alimentos como grelhados, omeletes e refogados de legumes, frango desfiado ou tiras de carne bovina. Pensando nisso, uma excelente ideia é usar essas panelas em conjunto com os produtos da Vapza, que já vêm cozidos e necessitam de pouco tempo no fogão, seja para incorporá-los a uma receita, refogar ou aquecer.

Para aproveitar essas vantagens com ainda mais praticidade, você pode adquirir nossos produtos na loja online e recebê-los direto na sua casa ou em outro endereço de sua escolha. Com essas dicas de como cuidar de suas panelas antiaderentes e as facilidades que a Vapza oferece, você economiza tempo, aumenta a durabilidade dos seus utensílios e ainda ganha muito mais saúde. Aproveite!

Leia também...