Carregando . . .

Saiba mais sobre a alimentação ortomolecular

"Alimentação-Ortomolecular"/A alimentação ortomolecular tem por finalidade proporcionar equilíbrio a todas as células do corpo, ordenando os nutrientes adequados para que cada parte do organismo funcione da melhor forma.
O principal objetivo é equilibrar a bioquímica do organismo mediante a uma nutrição individualizada e a administração de nutrientes naturais específicos, para que a pessoa alcance seu bem-estar. Muitas pessoas acham que o emagrecimento é o seu principal resultado, quando na realidade ele é apenas uma consequência.
Como cada pessoa nasce com uma estrutura bioquímica determinada, a alimentação ortomolecular faz com que os pontos fracos que favorecem o desenvolvimento de certas doenças sejam combatidos, ocasionando assim o equilíbrio das moléculas do organismo.
Para poder aderir a esse tipo de alimentação, é preciso consultar um médico com formação especializada em medicina ortomolecular. Ele irá verificar a dosagem de minerais como selênio e zinco e ainda a falta ou excesso de vitaminas (A, D, E e K). A partir daí é elaborado um cardápio exclusivo que prioriza a alimentação balanceada, provida de todos os nutrientes necessários para o equilíbrio o seu organismo.
Neste cardápio estão inclusas frutas, vegetais, cereais integrais e itens com baixo teor de gordura, como carnes magras e produtos desnatados, pois além de nutrirem, eles fornecem substâncias que fortalecem a defesa do organismo e aceleram o metabolismo, facilitando dessa forma o emagrecimento.  Quando necessário, o médico pode também recomendar reposição vitamínica em capsulas.
É importante ressaltar que a alimentação ortomolecular não faz milagre sozinha. Você deve criar hábitos saudáveis, entre eles o de servir-se sempre com pratos coloridos, alimentar-se de três em três horas e, claro, dedicar-se aos exercícios físicos.
Lembrando que, nessa dieta, produtos industrializados que contenham conservantes estão automaticamente cortados do cardápio. Mas a linha Vapza, de produtos cozidos a vapor e embalados a vácuo está liberada, já que não recebe nenhum tipo de conservantes.

Leia também...