Carregando . . .

Restaurante Anarco de histórias e sabores

Quem não adora fartura? Em especial quando fartura tem a ver com comida de sabor e aroma, como o pappardele ao molho de funghi, mignon trufado e farofa de pinhão, do restaurante Anarco no Mercado Municipal. Para começar peça o tira-gosto Couvert Italiano. Prato simples composto de tomate-cereja, rúcula, ovos de codorna, tomate-seco, presunto parma, fatias de broa com especiarias e pesto. Esse pesto é dos deuses. Feito com manjericão fresco, queijo pecorino, pinoli e azeite de oliva. Mas não adianta falar dos ingredientes, é a “pegada” que dá o resultado. Fantástico. É pra não esquecer.

A responsável pelo cardápio é a chef e proprietária Ilsa Artusi Aggotani, que não gosta de ser chamada de “chef”. “Minha alegria desde pequena foi estar na cozinha”.

Frutos do mar

O restaurante Anarco surgiu do encontro de amigos realizados aos sábados, no então Empório Anarco instalado no Mercado Municipal, logo na entrada pela Rua Sete de Setembro. Era uma loja de bebidas importadas, especiarias, utensílios, etc. Com uma mesa e algumas cadeiras, e um fogareiro, no corredor ao lado da loja, cozinhavam uma massa e usava-se criatividade. Degustavam-se vinhos, champagne e a conversa ia longe. Muitas pessoas começaram procurar o local. Iam-se enturmando e o espaço ficou pequeno.

Foi então que em 1991 Ilsa Artusi Aggotani criou o Restaurante Anarco com muitos sabores e histórias. Familiar, ambiente rústico e charmoso, nas paredes relíquias de fotos e matérias publicadas contando a história da Colônia Socialista Cecília formada por italianos instalados no município de Palmeira, no Paraná, e considerada por muitos estudiosos como a matriz dos movimentos sociais do Brasil. Ilsa é descendente de integrantes da Colônia Socialista, cresceu ouvindo os elogios gastronômicos feitos à sua avó, Crimeni Artusi, com quem aprendeu a cozinhar.

Ostras

Atualmente divide responsabilidades. A direção da casa e o salão está com a filha Bruna e ela (Ilsa) dedicando-se exclusivamente na criação dos cardápios, tudo feito com muito esmero e dedicação. Entre os pratos que mais recomendo está o Frutos do Mar a La Aggotani. Tem de tudo um pouco. Polvo, salmão, casquinha de siri com ovas de copelin tipo caviar, pedaço de bacalhau e por aí afora. Imperdível também é o risoto de funghi com vários tipos de cogumelos e tartufo italiano fatiado, salsa de tartufo e farofa de pinhão. Outro prato que vale a pena experimentar é a polenta cremosa acompanhada de galeto, verdadeiro gostinho da comida caseira. Ostras fazem sucesso na casa (mas é importante verificar disponibilidade).

De sobremesa a torta de banana com doce de leite e creme branco, deve ser provada.

A carta de vinhos é de confiança e oferece boas opções. O Restaurante Anarco fica na Praça de Alimentação Jamil Snege – Mercado Municipal de Curitiba. Abre de terça a sábado das 8hs às 18hs; domingo das 8hs às 15hs. Telefone (41) 3363-3764.

Leia também...