Quanto tempo duram os alimentos embalados a vácuo e cozidos no vapor?
Quem lida com o preparo das refeições do dia a dia sabe que, por mais que se planejem as compras, algumas vezes não conseguimos consumir todos os produtos antes que eles estraguem. Uma solução para isso é recorrer às versões em embalagens seladas, mas você sabe quanto tempo os alimentos duram no vácuo?
De fato, essa técnica de conservação aumenta a vida útil dos alimentos para algumas semanas, mas isso não é suficiente para proporcionar um tempo de validade realmente longo. Para que seja possível guardar os produtos fora da geladeira por até 12 meses e sem usar nenhum tipo de conservante, é preciso usar um processo que vai além do vácuo.
É por isso que a Vapza utiliza uma tecnologia que combina o vácuo e o cozimento dentro da própria embalagem, garantindo o shelf life (vida útil) e acabando com o desperdício ao mesmo tempo em que mantém o sabor, a textura e os nutrientes dos alimentos!
Como funcionam as embalagens a vácuo
A deterioração dos alimentos acontece principalmente por dois fatores: o contato com o oxigênio e a ação dos micro-organismos. Quando eles são higienizado e embalados a vácuo, a ação desses fatores é reduzida.
Embalar um alimento a vácuo significa que ele não terá contato com o oxigênio nem outros gases, pois todo o ar será retirado por meio de sucção. Como a embalagem é selada, nem o oxigênio nem os micro-organismos do ambiente chegam ao seu interior, de forma que o conteúdo se conserva por mais tempo.
Além disso, essa técnica preserva as propriedades nutricionais dos alimentos, pois as vitaminas, os minerais e as substâncias antioxidantes, como o ômega-3, não entram em contato com o ar.
E para quem vai degustar um prato preparado com produtos embalados a vácuo, o grande benefício é que a umidade e a cor dos alimentos não se alteram, deixando sua textura e aparência idênticas às dos alimentos recém-saídos do fogo.
As vantagens da embalagem a vácuo
A necessidade de conservar os alimentos não é de hoje: desde o surgimento da humanidade, nós aprendemos que precisávamos preservar nossa comida quando ela estava disponível, de forma a ter uma boa reserva para períodos de escassez.
Em consequência, descobrimos diversas técnicas de conservação, como a secagem, a desidratação, a defumação e, depois do advento da energia elétrica, a refrigeração e o congelamento. Esses métodos foram essenciais para a nossa perpetuação ao aumentar a vida útil dos alimentos, tanto que eles ainda são utilizados até hoje.
Porém, essas técnicas apresentam algumas desvantagens, como a mudança no peso, na textura ou na consistência do alimento, alteração de cor e sabor, adição de conservantes e a perda de nutrientes.
Felizmente, a técnica de embalar os alimentos a vácuo oferece uma solução para todos esses problemas, pois ela preserva tanto as propriedades sensoriais (cor, sabor e odor) quanto as propriedades nutritivas – e sem a necessidade de utilizar aditivos químicos.
Quanto tempo duram os alimentos embalados a vácuo?
Os alimentos que são higienizados e passam por uma máquina seladora a vácuo têm um tempo de vida de 3 a 5 vezes maior do que se fossem conservados na geladeira. Dessa forma, a duração dos alimentos passa de uma média de 2 a 3 dias para cerca de 1 a 2 semanas.
Contudo, se você observar os rótulos dos alimentos embalados a vácuo da Vapza, você vai perceber que o tempo de validade deles pode chegar aos 12 meses dependendo do produto, bem mais do que as poucas semanas garantidas pelas máquinas seladoras. Veja só a comparação:
O segredinho da Vapza: conheça a tecnologia que combina o vácuo com o cozimento
Se você está se perguntando como é possível que os produtos da Vapza durem tanto tempo fora da geladeira sem nenhum conservante, nós vamos revelar o segredo: nossos alimentos duram muito mais porque são preparados com uma tecnologia chamada sous-vide, que combina o vácuo com o cozimento dentro da embalagem.
Ou seja, depois que os alimentos devidamente higienizados são embalados a vácuo, eles passam por um cozimento a vapor, que faz com que eles sejam esterilizados sem que ocorram alterações de sabor, textura e valor nutricional.
Dessa maneira, além de a embalagem impedir a entrada do oxigênio e de micro-organismos, o cozimento do sous-vide elimina as bactérias e os fungos que poderiam permanecer nos próprios alimentos mesmo depois de uma higienização. E isso é algo que o vácuo sozinho não seria capaz de fazer.
Assim, sem receber nenhum tipo de conservante ou outro aditivo químico, os alimentos embalados a vácuo da Vapza podem ser armazenados fora da geladeira sem nenhum problema, pois eles passaram por esse processo combinado. E o melhor: eles já vêm prontos para o consumo ou para você dar o seu toque final, o que economiza o seu tempo na cozinha!
Veja quanto tempo os alimentos da Vapza duram depois de passar pela tecnologia sous-vide:
Linha “Dê Seu Toque Final” e Linha Single
- Batata cozida em cubos: 9 meses
- Batata cozida inteira: 9 meses
- Beterraba cozida em cubos: 6 meses
- Canjica cozida: 12 meses
- Mugunzá (canjica amarela) cozido: 6 meses
- Carne bovina desfiada cozida: 6 meses
- Feijão-branco cozido: 4 meses
- Feijão-carioca cozido: 4 meses
- Feijão-fradinho cozido: 6 meses
- Feijão-preto cozido: 9 meses
- Feijoada cozida: 6 meses
- Peito de frango desfiado cozido: 12 meses
- Grão-de-bico cozido: 6 meses
- Aipim (mandioca) cozido: 4 meses
- Batata-salsa (mandioquinha) cozida: 3 meses
- Seleta de legumes cozidos: 4 meses
- Batata-doce cozida: 4 meses
Linha “Só Aquecer”
- Arroz integral cozido: 6 meses
- Carne bovina em tiras cozida com molho: 12 meses
- Feijão-carioca cozido: 6 meses
- Feijão-preto cozido: 6 meses
- Lentilha cozida: 6 meses
- Milho cozido: 3 meses
Linha “Orgânico”
- Arroz integral orgânico cozido: 6 meses
- Feijão carioca orgânico cozido: 6 meses
- Feijão preto orgânico cozido: 6 meses
- Quinoa orgânica cozida: 12 meses
- Mix de quinoa orgânica: 12 meses
- 7 grãos orgânico: 12 meses
- Soja Orgânica: 12 meses
- Grão de bico Orgânico: 09 meses
- Peito de Frango Orgânico: 12 meses
Agora que você já sabe quanto tempo os alimentos duram no vácuo depois de passar pelo processo sous-vide da Vapza, que inclui o cozimento na própria embalagem para proporcionar a esterilização e garantir o shelf life, ficou mais simples evitar o desperdício e conservar o sabor, a textura e o valor nutricional dos seus ingredientes. Além disso, como as refeições já saem da caixinha praticamente prontas, sua vida na cozinha vai ficar muito mais fácil!