Pausa! Tire um tempo para você
Algumas dicas para você cuidar de si mesmo, sair do automático e viver uma vida mais leve
Antes de me tornar mãe, o que aconteceu bem cedo, aos 22 anos, prometi que não deixaria minha vida de lado. Eu queria me cuidar, lembrar das amigas e do marido, ter uma vida social e manutenir a minha autoestima. Esse texto não é só para casadas ou mães, mas para todos que estão sentindo que precisam desligar o piloto automático e viver de verdade.
Listei algumas dicas que sempre me ajudaram muito:
1 – Se ame primeiro. Sempre!
Sabe aquela história da máscara de oxigênio do avião? É isso e tudo bem – temos esse pensamento que pensar em nós mesmo primeiramente é egoísmo, mas precisamos ser a nossa prioridade.
Invista em você, pegue leve nas autocobranças, nem sempre precisamos estar no seu controle, se permita, se cuide como você provavelmente cuida dos outros. Amor próprio é autocuidado, muito necessário, essencial, principalmente para uma mãe que é “o pilar da casa”. Se nós mesmas não nos amarmos, como o outro vai?
2 – Tenha uma rotina de autocuidado
Todos os dias, tire um tempo pra fazer o que te faz bem (e que você goste), como yoga, acompanhar séries e filmes, leitura, exercício, trabalhos manuais ou até mesmo um banho mais demorado. A minha rotina começa com o acordar mais cedo, antes da casa começar a funcionar, ler meu livro tomando um café quentinho e fazer exercício logo pela manhã; esse é o meu momento, que me faz bem e me energiza para começar todos os dias já tendo feito algo por mim mesma.
3 – Equilibre. Saia da rotina também
Acredito no equilíbrio da vida. Dá para ler um livro com muitos ensinamentos enriquecedores e ver um filme bobo na televisão; praticar o jejum intermitente durante a semana e se permitir tomar um vinho com os amigos aos finais de semana. Muito trabalho por um tempo e férias para desligar de tudo, sem se preocupar com muita coisa. Aproveite os momentos da vida, seja em uma viagem com seu marido ou seus filhos, um jantar fora de casa (nesse momento, dá pra pedir um delivery delicia #fiqueemcasa), maratone seu seriado preferido depois de uma semana de muito trabalho. Tudo depende da sua rotina, mas nunca fique neurótico.
4 – Cuide da sua saúde
Não é só sobre o que você come, mas também o que você vê, com quem se relaciona, o que pensa e também o que fala. É o rancor que você pode guardar ou deixar ir, é o que você consome de conteúdo na internet, o cuidado que você precisa ter com a sua saúde mental e emocional! Claro, procure consumir alimentos que façam bem para o seu corpo, tome água diariamente, procure por exercícios físicos que façam bem para você. Repito como iniciei o texto, cuide de você! Cuide do seu corpo, da sua mente, da sua espiritualidade.
Dica de livros relacionados:
* O poder do agora;
* O segredo;
* A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se;
* O poder do subconsciente;
* A coragem de ser imperfeito;
5) Pausa! Você precisa de um tempo
. A vida passa rápido demais e muitas vezes estamos no modo automático; não desperdice sua vida só vendo ela passar. Se você é mãe e casada, qual foi a última vez que você teve um tempo de qualidade com seu marido? Só vocês dois? Os filhos crescem e vão embora, a vida não para um minuto sequer e eles vão para o mundo. Qual foi a última vez que você ligou para as suas amigas? (pense nos planos para a mulherada pós-quarentena!)
Se você é solteira e vive esperando por alguém, pare! O tempo de cada um de nós é certo, ninguém tem o poder de controlar. Tenha tempo de qualidade com a sua família, com as suas amigas, invista em você, estude, vá atrás de conhecimento sempre. Emane alegria, leveza.
Se você é workaholic, te pergunto: você trabalha pra viver ou vive pra trabalhar? De que adianta tanta conquista material se não pudermos aproveitar a vida, passar tempo com quem nós amamos?
Pense em você.
Com muito amor,
Nicole Freire