Para atiçar a fome: restaurante Malauí
Conheça um restaurante encantador localizado em Curitiba
Camarões Thai, Salada de salmão, Palmito assado, Chips de raízes da época, Strogo vegano, Lasanha de pupunha e couve flor. Nomes que nos dão água na boca. Quando lemos no cardápio, já nos deixam com fome. Foi o que senti quando fui ao encantador Malauí, pequeno restaurante de 32 lugares localizado na Rua Teixeira Coelho,350. Confira mais sobre esse espaço incrível!
O Malauí
Malauí – que significa Sol Nascente na linguagem africana -, foi o nome escolhido pelo casal de empresários Anderson e Cristiane Krefer para o seu restaurante.
Com um amplo menu cuidadosamente escolhido, o Malauí oferece pratos que vão desde a cozinha mediterrânea e contemporânea até a comfort food, executados pela chef Deysy Karila.
Os pratos podem ser individuais ou compartilhados, como a Salada de salmão – um mix de folhas verdes da época, salmão curado, molho de limão e castanhas, finalizado com tarê da casa e raspas de limão -; ou ainda o rústico Chips de raízes, servido com queijo cremoso vegano (especialidade da casa), entre tantas outras opções.
Os pratos individuais estão principalmente no almoço, dando destaque a cada dia da semana, como o Strogo Vegano oferecido às terças e quintas-feiras. Esse prato é muito inventivo, e chega à mesa exalando um delicioso aroma. É uma releitura do tradicional strogonoff, e nele sobressaem os cogumelos, contando ainda com leite de coco, queijo vegano e batata palha como ingredientes, todos artesanalmente elaborados na casa, sem nenhum tipo de conservante. O strogonoff é servido com arroz-cateto integral e mix de cogumelos Paris e shitake. Recomendo.
Inventiva também é a Lasanha de pupunha e couve flor, servida no almoço de segunda-feira. Feita com lâminas de pupunha ao molho bechamel a base de castanhas, shitake e couve flor, além de queijo parmesão gratinado, o prato pode acompanhar medalhão de mignon (80gr.)| ou frango orgânico grelhado (100gr). Simplesmente perfeito.
Às quartas-feiras, destaque para o Gnocchi que pode ser com mignon, frango orgânico ou ao molho sugo. Aqui, as bonitas pelotinhas, são feitas de um mix de abóbora, batata-doce e batata-baroa, servido além molho de tomate da casa, parmesão, saladinha de rúcula com tomatinhos e vinagrete de manjericão.
Diariamente o comensal também encontra no cardápio de almoço a Tilápia lemon pepper, Mignon ao molho de cogumelos, Frango orgânico marinado, pizza de fermentação natural e sanduíches que equivalem a uma refeição, como o Hambúrguer da casa, com pão brioche feito com fermentação natural, blend de carnes selecionadas, mix de mini-folhas verdes da época, cebola roxa, pepino em conserva, queijo gouda e maionese da casa, acompanhando ainda chips de raízes da época.
De sobremesa, peça o refrescante Crumble de maçã com sorvete. De origem britânica, o crumble de maçã é um doce super-leve e delicioso. Outra ótima sugestão é o Cheesecake de frutas amarelas – massa com base de farinha de amêndoas, recheio de castanhas e óleo de coco e finalizada com geleia com frutas amarelas.
Para beber há smoothies, sucos, mate, kombuchas, refrigerantes orgânicos, vinhos, espumantes, cervejas e drinks, além de cafés variados e com leite vegetal. A carta de vinhos agrada.
Malauí Restaurante: Rua Teixeira Coelho, 350 – Batel. Abre de segunda a sexta-feira das 11h30 às 14h30 e das 17h às 22h; no sábado, das 12h às 22h . Possui delivery (iFood e Rappi).
Texto por Marian Guimarães
Confira mais textos no Blog da Vapza!