Outubro Rosa: alimentação combina com prevenção
Tudo o que comemos influencia na nossa saúde. Confira como a alimentação pode ser um fator de prevenção para o câncer de mama
Outubro Rosa é sinônimo de prevenção. A campanha, já tradicional há muito tempo, tem o intuito de reforçar a importância do autocuidado e, no caso do câncer de mama, do autoexame, tão relevante para detectar o problema com antecedência. Mas autocuidado também significa ter atenção ao próprio corpo (e também à própria mente) durante o ano todo.
O câncer de mama e o câncer do colo do útero, principais alvos do Outubro Rosa, são multifatoriais – ou seja, podem ser causados por diversos fatores distintos, assim como a maioria dos casos dessa doença. Porém, embora o fator genético tenha bastante relevância, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, o que significa dizer que os nossos hábitos e nossos padrões de vida fazem toda a diferença.
A importância da alimentação para a prevenção
Um dos fatores externos mais importantes para a saúde é a alimentação. O que consumimos no dia a dia faz toda a diferença – inclusive na prevenção de doenças mais graves, como o câncer. Estudos sobre os benefícios dos alimentos para a saúde são feitos todos os dias, mas algumas informações são consenso entre os especialistas.
Uma das evidências mais propagadas é evitar ao máximo produtos ultraprocessados. Estes alimentos, que passam por um grande processamento industrial, normalmente carregam grandes quantidades de diversos ingredientes que fazem mal para a saúde quando consumidos em excesso, como sódio, açúcar e gorduras. Os maiores exemplos são salgadinhos, refrigerantes, comidas congeladas, como nuggets, hambúrgueres, entre tantos outros.
Vários estudos já associaram o consumo de ultraprocessados a um menor tempo de vida. Por outro lado, é cada vez mais certo o benefício da alimentação natural para proteger o corpo e prevenir doenças. Frutas, vegetais e cereais carregam nutrientes essenciais para auxiliar em diversos aspectos da nossa saúde.
Um estudo feito com 5 mil mulheres na Suécia mostrou, por exemplo, que a ingestão regular de couve, brócolis e repolho pelo menos uma vez por semana pode diminuir o risco de câncer de mama. O consumo de uma ou duas porções diárias acarretaria em um risco 40% menor. Cheias de nutrientes como vitamina C, fibras, cálcio e ácido fólico, essas hortaliças possuem um poder preventivo que eliminaria substâncias tóxicas que induzem o câncer.
Além disso, uma alimentação saudável ajuda a evitar o sobrepeso, outro fator que pode ser perigoso e levar à doença.
Além de muito práticos e saborosos, os alimentos da Vapza são naturais e não levam conservantes, fazendo deles uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável. Navegue em nosso site e conheça!