O que é Selo Orgânico e por que ele diz tanto sobre um produto?
O selo de certificação dos produtos orgânicos é a garantia pela qual aquele alimento atende aos requisitos técnicos e ambientais exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
Após a certificação do produto, o selo orgânico identifica os rótulos dos alimentos e certifica os produtores habilitados para realizar a revenda em supermercados, restaurantes ou até mesmo a venda direta ao consumidor em feiras orgânicas.
Como é usado o selo orgânico?
Em nosso post anterior, explicamos os diferentes métodos de certificação orgânica, que envolvem a auditoria e inspeção via auditoria ou sistemas participativos de garantia. Depois de concluir esta etapa, a estampagem do selo nos produtos deve ser feita oficialmente segundo a norma regulamentar do MAPA – Instrução 50/09, de maneira visível para o consumidor ter a certeza da procedência.
As organizações responsáveis pela certificação também possuem seus selos próprios, que podem ser estampados nos produtos orgânicos em conjunto com o selo oficial do governo. O selo orgânico possui validade de um ano e, após esse período, uma nova vistoria passa a garantir que o produtor segue os procedimentos agrícolas de acordo com a normativa, como a abstenção no uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos e produção sustentável.
Selo Orgânico da Vapza
As embalagens da Linha Orgânico da Vapza exibem o selo de certificação na parte frontal. São 4 grãos orgânicos para você incrementar o preparo: arroz integral, feijão carioca, feijão preto e quinoa, devidamente cozidos a vapor e embalados a vácuo com uma tecnologia capaz de preservar as características nutricionais originais do alimento.
Saiba como preparar receitas deliciosas utilizando nossos orgânicos certificados acessando nosso Cookbook!
Fonte(s): Ministério da Agricultura, Organics Net e IBD