O Melhor da Alimentação com os Chefs de Cozinha
Qual é o papel dos chefs na cultura da boa alimentação?
A tradicional cozinha francesa por anos valorizava combinações de ingredientes adequadas ao clima europeu, porém, a formação dos chefs por lá disseminava pelo mundo profissionais com referências voltadas àquele clima e região, talvez até por um erro de interpretação. Pois, “consumir os produtos da época” sempre foi recomendado como premissa. Porém, para alguns o desejo de mimetizar aprendizados criava algumas distorções.
Com a expansão das escolas de culinária pelo mundo e um amadurecimento da alta gastronomia do ponto de vista de combinações de ingredientes e respeito à cultura local foi criando um contexto de renovação e flexibilização, preservando técnicas. Porém, adaptando-as.
Os chefs dia a dia têm um papel fundamental sobre a boa alimentação. Eles são influenciadores e transformadores dos hábitos alimentares das pessoas!
O melhor dos melhores
Quando assistimos programas de culinária e o chef segue numa “excursão” pelo Cerrado Brasileiro, pelo Pará, Nordeste, Sul… ele está ampliando nossa cultura gastronômica. Quando esses ingredientes passam a fazer parte de cardápios em toda parte do país novamente ganhamos! Ganhamos em frescor, em qualidade, sustentabilidade e na valorização nossa cultura.
O Chef Alex Atála empenhou-se para que a gastronomia brasileira fosse reconhecida como patrimônio cultural o que nos permite criar projetos usando leis de incentivo à cultura para mais uma vez propagar informações sobre a boa alimentação.
Dicas finais:
- Siga perfis de chefs positivos e inspiradores, os meus favoritos na atualidade são: Renato Caleffi, Morena Leite, Paola Carossela, Alain Poletto, Rodrigo Oliveira, Telma Shiraishi, Bel Coelho e Felipe Bronze. Escolha os seus!
- Vá a restaurantes de chefs renomados na hora do almoço e peça o menu executivo. O preço é econômico e você poderá experimentar sabores e conhecer técnicas, além de sofisticar seu paladar.
- Fique ligado em eventos como Restaurante Week, eles oferecem preços ainda menores para menus especiais.
- Não fique em território seguro, quando for, vá disposto (a) ao novo! Permita-se pedir o que você não comeria em sua casa.
- Sinta a experiência além do prato. O atendimento, a decoração, a música…
Alimentar-se bem é alimentar corpo, mente e alma. Pratique!
Até o próximo.