Novembro Azul: alimentação saudável pode ajudar na prevenção do câncer o ano todo
Saiba quais alimentos evitar para prevenir o desenvolvimento de câncer
A Campanha Novembro Azul reforça três pilares estratégicos no controle do câncer de próstata: detecção precoce, rastreamento e prevenção primária – na qual a alimentação saudável tem um papel importantíssimo. Você sabia que até 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis?
Aqui vamos listar alguns alimentos que devem ser evitados por aumentarem o risco de desenvolvimento de câncer de todos os tipos segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Novembro azul: alimentação saudável para prevenir o câncer
Adoçantes
Os adoçantes são classificados em duas categorias: os naturais e os artificiais. Já é comprovado que os adoçantes artificiais, como sacarina, sucralose, aspartame, acessulfame e ciclamato, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer por serem considerados disruptores endócrinos, ou seja, substâncias que podem causar alterações e desequilíbrios hormonais e de metabolismo.
Opte por sentir o sabor natural dos alimentos, e caso precise adoçar, utilize formas mais naturais, como melado de cana, açúcar mascavo, açúcar de coco ou os adoçantes xilitol e stevia.
Agrotóxicos
Os agrotóxicos são substâncias utilizadas na produção de alimentos vegetais e animais. O Brasil é o maior consumidor mundial desses aditivos há mais de 10 anos, e os estudos confirmam que há sim uma relação entre o consumo de agrotóxicos e o desenvolvimento de câncer.
Além de estarem presentes nos alimentos in natura, como carnes, frutas e legumes, um levantamento recente do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) apontou quantidades elevadíssimas de agrotóxicos em alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, cereais matinais e refrigerantes. Busque comer mais alimentos e produtos orgânicos. Invista em saúde!
Carne vermelha e embutidos
A carne vermelha (boi, porco, cordeiro e bode) pode estar presente em uma alimentação saudável, desde que esteja dentro do limite de consumo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de, no máximo, 500 gramas por semana. Em excesso, as carnes podem ter um efeito tóxico sobre as células.
Já o consumo dos embutidos, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru, deve ser evitado. As substâncias do processo de defumação, os conservantes (como os nitritos e nitratos) e o sal podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto).
Quais alimentos comer para prevenir o câncer?
A lista de alimentos que previnem o câncer é bem extensa, pois são todos os alimentos de origem vegetal, que além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, também são fonte de fitoquímicos, substâncias ativas com poder de prevenir diversas doenças.
Tenha uma alimentação baseada em alimentos in natura, como arroz, feijão, frutas, legumes, verduras, oleaginosas e sementes, e evite alimentos ultraprocessados. Isso vai auxiliar no controle de peso e prevenção do câncer de próstata, já que o sobrepeso e obesidade são fatores de risco para a doença.
Que tal começar com o consumo mínimo de frutas, legumes e verduras recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde)? Inclua diariamente pelo menos 400g de vegetais, que podem ser divididos, por exemplo, em 2 porções de frutas e 3 de legumes ou verduras.
E, é claro, descasque mais e desembale menos! Confira mais textos no Blog da Vapza!
Texto por Tamires Duarte