Mandioca, a raiz do Brasil
O Brasil mal havia sido descoberto e já se registrava o cultivo da mandioca por aqui. Prova disso, é o relato do cronista Magalhães Gandavo em História da Província de Santa Cruz, de 1573.
Não se sabe ao certo a origem deste delicioso tubérculo, mas estudos apontam o continente americano, mais precisamente o centro do Brasil, como o local de nascimento e dispersão da planta. Os índios foram os primeiros a utilizar o tubérculo que até hoje é ingrediente muito presente em sua culinária, in natura ou como farinha.
A mandioca é um elemento de fundamental importância econômica e culinária. A raiz ganhou popularidade no país e possui muitos nomes, de acordo com a região, tais como aipi, aipim, castelinha, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre e em variedades como aiapuã e caiabana, ou nomes que designam apenas a raiz, como caarina.
Aqui no Brasil, a mandioca é consumida na forma de farinha, da qual se faz tapioca, ou em pedaços cozidos ou fritos. Algumas receitas típicas da Amazônia também levam a raiz no preparo como, por exemplo, o tacacá, o molho tucupi e com suas folhas cozidas prepara-se a maniçoba.
São tantas as formas de utilizá-la, que só mesmo experimentando. Podem ser pratos salgados ou doces, principais ou entradas, tudo que a sua imaginação mandar. A Vapza tem mandioca prontinha para ser utilizada – a Mandioca Vapza Cozida a Vapor. É um alimento fácil, rápido e gostoso, experimente!
Veja uma dica de receita de Mandioca com Frango ao Forno.