Fibras na alimentação: os principais benefícios para o organismo
Desde o funcionamento do intestino até o fortalecimento do sistema imunológico, veja quais são as principais vantagens de incluir fibras na alimentação
Presentes em grande quantidade em alimentos integrais, cereais, frutas, legumes e oleaginosas, as fibras são substâncias encontradas em alimentos de origem vegetal. As fibras não são dirigidas por nosso sistema gastrointestinal e não fornecem energia para o nosso corpo, mas podem ser muito benéficas ao nosso organismo. Confira algumas das principais vantagens da inclusão de fibras na alimentação diária:
Aumento da sensação de saciedade
As fibras fazem com que os alimentos demorem mais para serem digeridos e, quando entram em contato com a água, criam uma espécie de gel, que aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que o corpo demore mais tempo para sentir fome.
Regulação do intestino
Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. Enquanto as primeiras estimulam o crescimento de bactérias benéficas, melhorando o funcionamento do intestino, as insolúveis facilitam a eliminação dos resíduos pelo sistema digestivo.
Benefícios para o sistema imunológico
O sistema imunológico está diretamente ligado ao bom funcionamento do intestino. Além de auxiliar no regulamento deste órgão, as fibras aumentam as defesas e fortalecem o sistema imune.
Diminuição do colesterol ruim
As fibras auxiliam o nosso corpo a eliminar de forma mais fácil o colesterol ruim (LDL). Além disso, devido a suas características nutricionais, auxiliam no aumento do colesterol bom (HDL).
Controle do açúcar no sangue
As fibras também auxiliam a equilibrar o pico de glicose no sangue, pois tornam a absorção dos carboidratos mais lenta.
Leia também: As 5 melhores frutas para aumentar sua imunidade
As fibras na alimentação
É recomendado que a ingestão de fibras seja de 25 gramas por dia. Confira algumas fibras que você pode acrescentar na sua alimentação para trazer ainda mais benefícios ao seu corpo:
- Aveia
- Linhaça
- Couve
- Brócolis
- Cenoura
- Abacate
- Maçã
- Ameixa
- Amendoim
- Castanha de Caju
- Semente de gergelim
- Feijão preto
- Ervilha
- Grão de bico
Gostou de saber mais sobre a importância da alimentação saudável? Então não deixe de conferir aqui no nosso blog mais dicas para o seu dia a dia!