Feijoada vegana: aprenda como fazer!
O mais tradicional prato brasileiro também é uma opção para quem não come carne
A feijoada é a cara do Brasil. Um dos nossos pratos mais tradicionais, esse ensopado leva diversas proteínas de origem animal na versão clássica. Mas você sabia que é possível fazer uma feijoada vegana? Confira essa receita muito saborosa!
A história da feijoada
Antes de dar a receita, vamos falar um pouquinho sobre a feijoada!
Para começar, esse prato não é completamente original. Existe na história da culinária vários pratos que misturam feijão com carnes e legumes. O Cassoulet, da França, e o Cozido, de Portugal, são bons exemplos.
É provável que a nossa feijoada seja uma adaptação local desses pratos, que é claro ganharam um toque bem brasileiro: o feijão preto.
Esse grão tem origem na América do Sul e é plantado no nosso país desde a época colonial. Para completar essa iguaria, foram acrescentados toucinho, carne seca, linguiças e diversas outras partes do porco, como orelha, pé e rabo.
Um dos mitos da feijoada diz que o prato foi criado por escravos por contar com partes “menos nobres” do porco, mas isso é questionado atualmente. No tempo do Brasil Colonial, orelha, pé e outras partes do porco não eram desprezadas como hoje.
A feijoada como um prato completo, com arroz branco, farofa, laranja e couve, tem origem no século 19.
É possível uma feijoada vegana?
Cada vez mais, a culinária vegana é capaz de receitas deliciosas. É o caso da feijoada, que pode ter os mesmos sabores mesmo sem derivados de animais. Quer ver? Vamos à receita!
Receita de feijoada vegana
Essa não é uma receita fixa, mas sim uma forma de inspiração. Você pode usar diversos legumes e temperos a partir dessa base. Também pode ser difícil encontrar embutidos veganos, como a “linguiça”, ou pode ser que você prefira não usar esses ingredientes. Não tem problema: seja livre para fazer como quiser!
Ingredientes
- 1 pacote e meio de feijão preto Vapza;
- 300g de tofu firme ou tofu defumado;
- 300g de cogumelo;
- 300g de legumes em geral (cenoura, abóbora, mandioquinha, beterraba);
- “Linguiça” vegetal;
- 5 folhas de louro;
- 3 dentes de alho;
- 1 cebola;
- Cheiro verde a gosto;
- Fumaça líquida ou em pó a gosto;
- Temperos a gosto, como pimenta do reino, páprica e cominho;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
Se for cozinhar o feijão preto, é só deixar de molho na água, de preferência de um dia para o outro. Cozinhe o feijão preto com louro e sal, mas prefira fazer fora da panela de pressão. Por isso, ele deve demorar cerca de uma hora. Para facilitar e muito a sua vida, use o feijão preto cozido a vapor Vapza. É só colocar direto na panela e seguir a receita!
Prepare também o tofu com o tempero de sua preferência. É só colocar em uma tigela e acrescentar os temperos. A fumaça líquida ou em pó é uma boa opção de tempero para trazer o toque defumado. Deixe marinando por pelo menos 8 horas. Se o seu tofu já for defumado, não precisa fazer a marinada.
Na mesma panela em que está cozinhando o feijão, acrescente legumes mais duros da sua preferência, como a abóbora.
Em outra panela, refogue cebola, alho e outros temperos. Acrescente o feijão com os legumes. Adicione legumes mais rápidos de cozinhar nesse momento, como a cenoura.
Se você encontrar “linguiça” ou “bacon” vegano, também pode dourar e acrescentar na feijoada.
Por último, doure o tofu e depois o cogumelo em uma panela e acrescente ambos no cozido. Pronto, é só finalizar com cheiro verde! Sirva com laranja, arroz branco, feijão e couve refogada.
Viu só? Essa receita é bem completa e muito deliciosa. Confira mais receitas e dicas no blog da Vapza!