Dieta equilibrada, um hábito saudável no combate ao estresse
Considerado pela medicina um dos males do século, o estresse é originado devido ao ritmo de vida agitado e também pela grande competitividade no mundo atual e pode ser combatido com uma alimentação saudável.
A adoção de hábitos saudáveis, como prática de atividade física, ter momentos de lazer e manter uma alimentação variada e saudável faz com que sua reserva de serotonina – substância responsável por proporcionar sensações de calma, bem-estar e bom humor – se mantenha equilibrada e o estresse acaba por diminuir essas reservas.
Há casos ainda em que o estresse provoca o aumento do apetite, pois a falta da serotonina faz com que a pessoa se torne hiperativa, e com uma grande necessidade de açúcar.
A partir de uma dieta equilibrada é possível controlar essas reações do organismo. Nutrólogos recomendam a ingestão de alimentos ricos em carboidratos complexos como arroz, pães e cereais integrais.
O consumo de frango é também indicado no combate a esse mal, pois é fonte de triptofano – um aminoácido que se transforma em serotonina.
Há ainda uma série de nutrientes que fazem parte de uma alimentação saudável e combatem os sintomas do estresse e da ansiedade.
Veja quais são e em que alimentos encontrá-los:
Vitamina C – Encontrada em frutas cítricas como laranja, limão e acerola.
Vitamina B6 – Esta vitamina está presente no fígado bovino, na batata, no arroz integral e na aveia, levedo de cerveja.
Ácido Fólico – Pode ser encontrado em vegetais de folhagem verde como feijão, fava, vagem,brócolis, espinafre, gema de ovo, gérmen de trigo, carnes magras, peixe.
E por último o zinco, encontrado em frangos, peixes e carnes vermelhas.
Mas não se esqueça que para obter uma dieta personalizada e adequada às suas necessidades, você deve consultar um nutricionista. Seguindo esses conselhos o estresse vai ficar bem longe de você e da sua família.