Curiosidades: Festa Junina
As festas juninas são mais antigas do que se imagina. Muito antes do descobrimento do Brasil, na Europa antiga, comemorações populares aconteciam durante o solstício de verão quando se iniciava a época de colheita. Nesses eventos, era comum pular a fogueira para espantar maus espíritos e banquetes eram oferecidos a deuses romanos, entre eles Juno, a rainha dos deuses.
Séculos mais tarde, os jesuítas portugueses passaram a comemorar a data do nascimento de São João e acabaram trazendo ao Brasil esses festejos, chamados joaninos. Em paralelo, aconteciam as comemorações de Santo Antônio e as de São Pedro, que, por acontecerem em junho, passaram a ser chamadas de juninas. Logo, as três datas passaram a ser celebradas juntas.
Confira quem é quem:
• Santo Antônio
O padre viveu no século XII e morreu muito jovem, antes dos 40 anos. Na época, ele ficou conhecido por ajudar as donzelas a conseguir o dote para que pudessem se casar. A fama de casamenteiro dura até hoje e ainda é comum vermos promessas para o santo de pessoas que desejam o matrimônio. Em algumas regiões do país existe o costume de deixar a imagem do santo de cabeça para baixo, um tipo de ameaça para que ele aja o mais rápido possível!
• São João
Filho de Isabel, prima de Maria, o nascimento de João foi considerado um milagre, já que os seus pais eram velhos quando ele nasceu. Na idade adulta, foi ele quem batizou Jesus no rio Jordão. Considerado um dos principais santos da igreja católica, é o único festejado no dia do seu nascimento, e não no de sua morte. Cheia de cores e luzes, sua festa tem a fogueira como item obrigatório. Isso porque, segundo a tradição, no dia em que nasceu, Isabel teria mandado acender uma fogueira nas montanhas da Judeia para anunciar a chegada do filho ao mundo. Outra teoria sobre a relação entre São João e a fogueira é a de que os primeiros cristãos acendiam fogueiras na festa do santo para lembrar que foi ele quem anunciou a vinda de Cristo, o símbolo da luz divina.
• São Pedro
Na Igreja Católica, acredita-se que Pedro tem as chaves do céu. Ele é considerado o primeiro papa, o padroeiro dos pescadores e o santo das viúvas. Com tantos títulos, sua festa é uma das mais animadas. A celebração costuma ter missa, fogueiras, bandeiras e a brincadeira do pau-de-sebo.
Atualmente, as festas juninas acontecem em todo o território brasileiro, mas em algumas regiões ela é ainda mais típica. Uma das comemorações mais tradicionais é a realizada em Campina Grande na Paraíba. Lá elas ocorrem no Forródromo e entre as suas atrações está um desfile de jegue. Outra festa bastante tradicional é a que ocorre em Caruaru em Pernambuco. Lá existe a Vila do Forró – réplica de uma pequena cidade do sertão – e o Trem do Forró, onde é possível passear por várias regiões do Recife ouvindo cantores regionais, sanfoneiros e artistas durante o trajeto.
Agora que você já sabe mais sobre as festas juninas, que tal participar do Arraiá da Vapza e participar do nosso concurso cultural?
Veja também: Culinária junina
————————————————————————————–
Pioneira no segmento de produtos embalados a
vácuo e cozidos a vapor, a Vapza possui uma
completa linha de alimentos práticos, saudáveis
e saborosos que facilitam sua vida.
Confira: https://vapza.com.br/