Como se alimentar no verão de forma adequada
Dias de sol e calor pedem sorvetes, refrigerantes e até mesmo uma cerveja geladinha, não é mesmo? Contudo, a estação mais quente do ano também demanda alguns cuidados com aquilo que oferecemos ao nosso organismo, por isso é preciso saber como se alimentar no verão de forma saudável. Confira as dicas:
1. Aumente sua ingestão de líquidos
Com as temperaturas mais elevadas, nosso organismo perde água ainda mais rapidamente, por isso é essencial consumir pelo menos 2,5 litros de líquidos diariamente.
A melhor opção é sempre a água pura, mas você pode complementá-la com água de coco, chás gelados e sucos naturais. Não espere sentir sede para se hidratar, pois esse é um sinal de que seu corpo já está sofrendo com a falta de líquidos.
2. Invista em frutas frescas na hora do lanche
O verão pede alimentos leves e de fácil digestão, que não sobrecarreguem o organismo. Dessa forma, as frutas frescas, que são ricas em vitaminas, minerais e fibras, são ótimas pedidas para o lanche da tarde e até mesmo para consumir na praia.
Dê preferência a frutas refrescantes e com alto poder de hidratação, como abacaxi, acerola, kiwi, maçã, manga, maracujá, melancia, melão e morango. Você também pode optar por uma salada de frutas, que pode ser transportada em bolsas térmicas durante os passeios.
3. Consuma saladas coloridas
Uma boa dica de como se alimentar no verão de forma saudável é consumir saladas bem variadas antes de ingerir os pratos quentes, assim você fornece uma boa dose de fibras ao organismo e evita comer carboidratos em excesso.
Combine folhas verdes como alface, agrião e rúcula com vegetais hidratantes, como pepino, beterraba e tomate, e tempere com azeite de oliva e suco de limão, deixando os molhos industrializados de lado. Você pode incrementar o sabor com ervas aromáticas como salsinha, hortelã, orégano e tomilho, de modo a diminuir o consumo de sal e evitar a retenção de líquidos.
4. Dê preferência a carnes magras
No verão, nosso organismo sofre ainda mais para digerir cortes muito gordurosos, o que pode levar a problemas estomacais. Por isso, a dica é dar preferência a fontes de proteína mais magras, como peixes assados, peito de frango e lombo suíno.
O consumo de carne vermelha deve ser moderado, limitando-se a três vezes por semana. Para controlar a ingestão de gordura e colesterol, opte por cortes bovinos mais saudáveis, como contrafilé, filé mignon e patinho.
5. Invista em grãos integrais
Os grãos integrais fazem parte do grupo dos “carboidratos bons”, ou seja, eles têm uma boa quantidade de fibras e liberam a glicose mais lentamente na corrente sanguínea, evitando os picos de insulina. Assim, esses alimentos prolongam a sensação de saciedade, de modo que você não sente vontade de “beliscar” logo após uma refeição.
Para isso, vale apostar em cereais como arroz integral, quinoa e mix 7 grãos e em leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e soja, que ainda fornecem vitaminas e minerais importantes para o organismo.
6. Consuma guloseimas e bebidas com moderação
O calor e o clima de férias favorecem o consumo de alimentos e bebidas nada saudáveis, como sorvetes, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Você não precisa se privar totalmente desses produtos, mas é necessário ter um consumo moderado, reservando-os para ocasiões especiais.
No dia a dia, dê preferência a uma alimentação equilibrada e leve, rica em frutas, legumes, verduras, grãos e proteínas magras.
7. Evite frituras e alimentos gordurosos
Salgadinhos, batata frita, coxinha, queijos amarelos e petiscos empanados são verdadeiras tentações na hora de consumir aperitivos. Porém, esses alimentos são cheios de gordura e acabam sobrecarregando o organismo.
Além disso, frituras que ficam expostas por muito tempo são propensas à deterioração pelo calor, podendo causar problemas gastrointestinais. Por isso, dê preferência a alimentos preparados na hora.
8. Prefira alimentos seguros e práticos
Além das frituras, qualquer alimento fica mais sujeito à ação das bactérias quando as temperaturas sobem, aumentando o risco de intoxicação. Assim, para não perder dias preciosos com uma gastroenterite, é preciso estar muito atento à higiene durante o preparo e às condições de armazenamento dos produtos.
Uma dica para esse caso é dar preferência a alimentos que permanecem frescos por mais tempo, como os produtos da Vapza, que passam por um processo especial de esterilização na própria embalagem. Dessa forma, nossos alimentos dispensam a refrigeração e conservam todas as suas propriedades nutricionais, de sabor e de textura por vários meses.
Além disso, os alimentos da Vapza são opções muito práticas, pois eles já vêm higienizados, descascados e cozidos – alguns até mesmo prontos para ir à mesa, bastando aquecer. E para deixar a sua vida ainda mais fácil, você pode adquiri-los na nossa loja online, recebendo seu pedido diretamente na sua casa.
Assim, você terá legumes, grãos integrais e proteínas saudáveis sempre disponíveis, o que economiza muito tempo na cozinha e é uma excelente dica de como se alimentar no verão de forma adequada.
Fonte(s): Terra, Oba Gastronomia, O Globo e Ministério da Saúde