Como fazer carne de sol na manteiga de garrafa? Confira a receita!
Aprenda como fazer esse prato típico e delicioso. Temos, ainda, três receitas de acompanhamentos
Receita boa é receita com história e tradição, não é mesmo? Conheça mais sobre a carne de sol e aprenda uma receita deliciosa para fazer com esse ingrediente – além de três acompanhamentos para o prato. Confira!
Uma delícia brasileira: a carne de sol
Em viagens ao Nordeste ou ao Centro-Oeste do Brasil, a carne de sol é uma ótima pedida – não confundir com carne seca ou charque. Essa carne é caracterizada não pela exposição ao sol, mas sim pela conservação em sal, de um modo que “seca” a umidade da peça de carne.
Um preparo clássico é em forma de bife, levemente mal passada por dentro, feita na manteiga de garrafa. Mas antes da receita, confira duas dicas importantes ao usar esse ingrediente:
1. Verifique o sal da carne durante o tempo que deixa de molho, já que a carne de sol pode ser mais ou menos salgada. É bom lembrar que o sal da carne de sol é usado somente para desidratá-la, portanto, de vez em quando, tire uma lasquinha e verifique se ainda está salgada ou quase no ponto.
2. Frite cada pedaço de uma vez, com a gordura bem quente, isso ajuda a formar uma crosta (a famosa técnica de selar). Isso permite que o interior fique mais úmido e macio.
Vamos à receita então? Bom apetite!
Como fazer carne de sol na manteiga de garrafa
Ingredientes
- 1 ½ kg de carne de sol
- 6 cebolas grandes cortadas em rodelas
- 1 xícara de manteiga de garrafa
Modo de preparo
Corte a carne em pelo menos 5 pedaços e deixe-os de molho em uma tigela com água na véspera, ou seja, por pelo menos 12 horas. Troque a água pelo menos umas 5 vezes, até que o excesso de sal seja eliminado.
No dia seguinte, despeje a manteiga de garrafa em uma frigideira ou panela de ferro e refogue as rodelas de cebola até que fiquem macias e ligeiramente douradas. Retire-as com uma escumadeira, escorra e reserve em local aquecido.
A seguir, escorra os pedaços de carne e frite-os, um a um, na manteiga que restou na frigideira. Frite dos dois lados até que doure e chegue ao ponto desejado (acrescente mais manteiga, se for necessário). Depois, é só juntar a cebola dourada para servir tudo junto.
Como bônus, vamos dar três dicas de acompanhamentos para a sua carne de sol. Confira as receitas!
Acompanhamento 1: pirão de leite
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de mandioca crua
- 1 litro de leite
- Sal
Modo de preparo
Ponha a farinha de mandioca numa panela. Então junte, aos poucos, o leite, misturando bem e mexendo sempre, para que não forme grumos (bolinhas). Leve ao fogo sem parar de mexer e deixe cozinhar até que o pirão engrosse e se desprenda dos lados e do fundo da panela. Tempere com sal e sirva quente.
Acompanhamento 2: Mandioca cozida
Ingredientes
- 1 kg de mandioca descascada
- Sal
Modo de preparo
Aqui, é bem fácil: corte a mandioca em pedaços e leve a uma panela com água bem salgada. Cozinhe até que fique macia e os pedaços comecem a se abrir ao meio. Está pronto para servir!
Quem quiser o mesmo sabor com mais praticidade pode optar pela mandioca cozida no vapor da Vapza. Clique aqui e conheça!
Acompanhamento 3: Feijão de corda
Ingredientes
- ½ kg de feijão de corda seco
- 2 dentes de alho amassados
- ½ cebola branca picada
- 1 cebola roxa em rodelas finas
- 1 colher (sopa) de pimentão vermelho (sem pele) picado
- 4 colheres (sopa) de coentro picadinho
- 2 colheres (sopa) de óleo de milho
- ½ colher (sopa) de colorau
- Sal a gosto
Modo de preparo
Na noite anterior, escolha o feijão, tirando os grãos estragados e colocando o que for usar de molho em água. No dia seguinte, escorra a água e lave bem o feijão. Coloque os grãos em uma panela com água suficiente para cobri-los e deixe cozinhar.
Enquanto o feijão cozinha, aqueça o óleo em outra panela e salteie a cebola picada. Então, acrescente o alho e deixe dourar. Junte o pimentão, metade do coentro e o colorau e refogue mais um pouco.
Pegue o tempero refogado e despeje na panela do feijão quando ele estiver quase cozido. Depois, coloque o sal e deixe cozinhar mais uns 10 minutos.
No momento de servir, junte as rodelas de cebola roxa e o restante do coentro. Pronto, é só desligar o fogo e servir.
E aí, aprendeu como fazer carne de sol na manteiga de garrafa? E os acompanhamentos? Confira mais receitas como essa aqui no blog da Vapza!
Crédito da foto: Marcelo Träsel/Flickr