Cinco atitudes para ter uma alimentação mais consciente
A alimentação é muito mais do que a simples ingestão de nutrientes. Ela possui vários aspectos que influenciam a saúde e o bem-estar individual e coletivo. Por isso, vamos te convidar a ter um olhar além do prato, pensando em todas as etapas que o alimento passa, desde o cultivo, produção, formas de aquisição e preparo, até o seu comportamento no consumo, além das dimensões culturais e sociais do ato de comer.
1. Compre alimentos da época
Para cada estação do ano, nosso organismo requer nutrientes específicos. No inverno, por exemplo, o corpo demanda mais calorias para manter a temperatura corporal e, por isso, consumir alimentos com mais calorias, como a mandioca, proveniente da estação, é ideal. Além disso, você ainda favorece os produtores locais, compra com valores acessíveis e incentiva a agricultura familiar. Tudo está conectado, lembre-se disso!
2. Aumente o consumo de alimentos orgânicos
Os agrotóxicos e fertilizantes químicos utilizados no cultivo de alimentos aumentam o risco de surgimento de diversas doenças, principalmente o câncer. Ao consumir orgânicos, esses produtos chegam à mesa isentos dessas substâncias químicas, apenas com o real sabor e a composição nutricional do alimento, o que traz benefícios para a nossa saúde, para o trabalhador rural, para o solo, animais e para a água. Além disso, também contribui para o aumento da demanda, fortalecendo cada vez mais o movimento orgânico a ampliando o acesso aos brasileiros. Para consultar as feiras orgânicas espalhadas por todo o país, acesse o Mapa de Feiras Orgânicas.
3. Diga não ao desperdício de alimentos
Antes de ir às compras, verifique como está seu armário e geladeira e prepare uma lista. Alimentos frescos, como frutas, legumes, verduras e proteínas animais devem ser adquiridos, preferencialmente, de modo semanal. Nestes casos, higienize logo após a compra, seque e faça um pré-preparo, evitando o risco de serem “esquecidos” na geladeira.
Outra dica é considerar a compra de “produtos feios”, como frutas e vegetais deformados. Muitos são jogados fora por não atenderem aos padrões usuais de aparência, mas ainda estão em condição apropriada para consumo.
Dito isso, fique atento ao armazenamento dos alimentos e preste atenção na data de validade de produtos industrializados. Coloque os alimentos mais antigos na frente, planeje as refeições com base nesses ingredientes e memorize a “regra de 3”: alimentos que necessitam de refrigeração podem ficar em temperatura ambiente por 30 minutos, na geladeira por três dias, no congelador por 30 dias e no freezer por três meses. Já os alimentos secos como farinhas e grãos podem ser consumidos em até 30 dias após abertos. Por fim, aventure-se e crie receitas a partir de talos, folhas e cascas, você pode se surpreender.
4. Reduza o consumo de alimentos de origem animal
Segundo o departamento de nutrição de Harvard, a redução no consumo de alimentos de origem animal, como carnes, leite, queijo e ovos, ameniza consideravelmente os impactos negativos no meio ambiente.
Esses alimentos podem ser substituídos por proteínas de origem vegetal, como feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha e soja. Quanto maior o consumo de vegetais, mais animais são poupados, assim como os gastos com água e a emissão de gás carbônico. Então que tal optar pelas proteínas vegetais uma vez na semana?
E para saber o impacto ambiental da sua dieta, faça esse teste para confira suas pegadas de carbono, nitrogênio e água, você vai se surpreender.
5. Coma com atenção plena
O ator de comer consciente em estar presente não somente o corpo, mas com o foco e a atenção completos no momento da alimentação. A técnica utilizada para ajudar a ter consciência no ato de comer chama-se Mindful Eating.
Veja algumas dicas:
– Evite distrações: nada de usar telas como celular e televisão na hora da refeição).
– Coma devagar: mastigue bem ajuda a identificar a saciedade no tempo correto, sem consumir em excesso.
– Esteja em um ambiente calmo: busque locais que são mais tranquilos e calmos, dessa forma você estará mais presente e calmo na refeição.
Pequenas atitudes geram grandes resultados a longo prazo. Defina metas para introduzir na sua rotina e seja o começo da mudança que você quer ver no mundo!