Carta para minha filha
Minha filha,
te escrevo essa carta com todo o meu coração.
Gostaria de dizer que você terá uma vida linda e fácil pela frente, mas não posso – a vida não é fácil. Mas ela pode ser linda, sim! E deve. Todas as dificuldades têm sua beleza, basta sabermos vê-las. Requer coragem. E eu espero te ensinar. As coisas, na verdade, meu amor, são como nós as enxergamos, e por isso temos o poder de tornar tudo leve. Leve assim como você, que transmite paz e alegria, que brilha e tem capacidade de mudar o dia até mesmo de quem não te conhece.
A vida nos ensina, e quanto mais você estiver aberta, mais aprendizados você terá. Quando abrimos nosso coração, a vida nos abre caminhos. Somos responsáveis pelo que atraímos, tenha a coragem para lidar com isso. A beleza do ser humano é superar, filha. Enfrentar, crescer, vencer. Eu, se Deus quiser, vou estar aqui, pra te dar a mão, te dar um ombro e um colo, mas nem sempre poderei te proteger. É importante sabermos lutar em nossa defesa. Crie sua independência.
Meu papel de mãe é ser tua base. Te ensinar, te preparar, te guiar. Mas a verdade seja dita: os pais não poderão ficar aqui pra sempre. E seria egoísmo agir como tal. A vida é frágil, passa voando, basta um descuido e o tempo escorre por nossas mãos. Tenho plena consciência que não posso me dar ao luxo do desleixo. É preciso dedicação, persistência. E isso, filha, é o mínimo do meu dever de mãe. O que não posso —e, na verdade, não devo— é te poupar de dores, sofrimento e frustração. Disso ninguém está imune, e existe um motivo: o que é muito fácil, a gente raramente dá valor, e possivelmente perde. O que vale a pena demanda luta, filha, perseverança, dedicação. A magia dessa vida é olhar pra trás e se orgulhar. Da onde estivemos, e ver onde chegamos. Cabe a mim te preparar. Te ensinar, criar uma mulher forte, te impor limites e te apresentar a realidade.
Te vejo evoluir a cada dia, filha, e quero estar ao seu lado a cada passo. Quero te assistir fazendo suas próprias descobertas. Suas próprias escolhas, e sentindo na pele as consequências das suas decisões. Quero te ver cair pra levantar. Sorte sua ter uma mãe pra te dar a mão, mas não posso sempre te levantar do chão. Como te disse, a vida é feita para os guerreiros. E eu quero criar uma. Não quero te ver sofrer por frustrações. Quero te ver lidar com elas. Levantar, erguer a cabeça, enfrentar. ENFRENTAR, filha! Sinta sua dor, ela também tem sua importância, mas levante. Quero te ver ser motivo de orgulho sempre, te ver ser inspiração. Quero te ensinar a não desistir, correr atrás dos seus sonhos. Voar alto, voar longe. A gente tem que ir atrás, porque nem mesmo uma mãe pode ir por nós. É fazer por merecer. A gente dá tiros no escuro, a gente confia no universo, é assim que se vence na vida. Mas leve sempre uma coisa com você, filha: Deus sabe o que faz, Deus sabe o que tira, Deus sabe o que traz.
Acorde todos os dias com todo o otimismo que existir em você, determine-se a ir atrás do que quer. Nos dias difíceis, se acalme. Eles também vão existir. Mas não se esqueça: a motivação vem depois da ação, e não o contrário. Acredite em você, não se subestime e se ame sempre. Não deixe que tirem sua paz. Te falo desde seus primeiros dias de vida, não se permita ficar nervosa por pouco. Persista na sua essência. Aliás, seja independente, minha filha. Insista na sua própria felicidade, não espere o outro, não espere DO outro. Nada. Assim você se surpreende, não se decepciona. E quando se decepcionar também (o que inevitavelmente vai acontecer), faz parte. Faça disso um aprendizado. Invista seu tempo em você. Quando estamos bem, alcançamos uma felicidade sem igual, felicidade essa que só nós podemos dar a nós mesmos. Não deposite suas expectativas nos outros, nem suas dores e frustrações. Isso pesa. E a vida precisa ser leve. Se responsabilize por suas próprias emoções. Isso se chama inteligência emocional, e é uma das nossas maiores conquistas na vida. Agradeço à minha mãe por ter me ensinado tanto sobre isso.
Meu amor, no fim das contas só posso te dizer que agradeça. Por ter família, saúde, proteção e por ser abençoada. O resto é resto, filha. A base você já tem, o que falta é o que se conquista aos poucos. Pequenos passos, pequenas vitórias. Cada um com sua importância. Nunca esqueça de agradecer, e lembre de que Deus nunca nos dá uma cruz maior do que podemos carregar. Você é abençoada e pode ser o que quiser. Viva uma vida feliz minha pequena, e não se preocupe com pouco. Tenha coragem, seja uma guerreira! Estou ansiosa para acompanhar seus próximos passos,
Da pessoa que mais te ama no mundo,
Mamãe.