Canjica é um prato gostoso e faz bem
Tem coisa mais gostosa que saborear um doce quentinho nestes dias de inverno? Se for um doce típico brasileiro, feito com milho, leite, leite condensado, coco e canela, melhor ainda! A canjica faz o maior sucesso, é quase uma unanimidade e também traz benefícios para a saúde. É claro que deve ser consumida com moderação, principalmente por causa do açúcar e do leite condensado, mas uma porção (ou duas) para esquentar, por que não?
Fonte de carboidratos, o principal benefício da canjica é fornecer energia ao organismo. Mas ela ainda é rica em fibras e minerais. Ótimas razões para ser consumida sem culpa. Se comparada a doces semelhantes, como o arroz doce, por exemplo, ela é bem menos calórica.
Sua receita tradicional consiste em juntar o milho com leite, leite condensado, açúcar, leite de coco, canela, etc. Quem está de olho na balança pode substituir ingredientes. Usar o leite desnatado e controlar a quantidade de leite condensado são medidas interessantes. O incremento pode ficar por conta do coco ralado e da canela. Para os portadores de diabetes, pode-se substituir o açúcar pelo adoçante culinário e conversar com o nutricionista para mais orientações.
Mas se o problema é pressa ou falta de tempo mesmo, há opções rápidas e práticas para degustar uma boa canjica tradicional. A Vapza traz a sobremesa já cozida a vapor. Basta incrementar com seus ingredientes prediletos e aquecer por apenas 3 minutos!