Brasileiros buscam consumo de bebidas mais saudáveis
Segundo relatório da Mintel, empresa fornecedora de dados, pesquisa e análise de mercado a nível global, publicado em 2022 sobre o consumo de sucos no Brasil, os brasileiros não estão preocupados apenas com a ingestão de alimentos mais saudáveis, mas também com a qualidade do consumo de bebidas.
De acordo com a pesquisa, 28% dos brasileiros reduziram o consumo de sucos prontos por terem a percepção de ser um produto rico em açúcar; 33% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por sucos feitos a partir de ingredientes sustentáveis e 27% dos consumidores pagariam mais por sucos envasados em embalagens sustentáveis. Ainda, grande parte dos participantes afirmou que veem os sucos como aliados de uma dieta saudável.
Os dados apenas reforçam a tabela publicada pela Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) quanto a redução do consumo per capita do mercado brasileiro de refrigerantes entre os anos de 2010 a 2021.
Ainda que em 2019 e 2021 tenha uma elevação, quando comparado o consumo de 2010 a 2021 há uma redução de 33%, o que é extremamente impactante.
Somado a esse comportamento vem a pressão gerada pelo destaque de ingredientes considerados nocivos à saúde a partir da regulamentação da nova rotulagem que, apoiando a educação dos consumidores, chama a atenção para o alto índice de açúcar, sódio e gordura saturada adicionados.
Fato é que os consumidores estão interessados em marcas que os apoiem na combinação entre sabor, felicidade, saúde e experiência. A discussão sobre a origem dos alimentos, qualidade dos produtos e, principalmente, em relação a inovação dos sabores e o quanto eles fazem bem à saúde, passam a fazer parte do menu de redes de franquias e marcas independentes.
A evolução da cadeia de fornecimento com mais itens congelados de ótima qualidade, a ampliação da diversidade na produção de alimentos no Brasil, a importação de ingredientes, a evolução dos equipamentos para finalização e o desejo de empresários em empreender nesse ramo, tornam o momento maravilhoso em termos de disponibilidade para o consumidor.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros, atualmente, é de 76,4 anos. Com o aumento de uma alimentação saudável e do cuidado com o corpo entre a população, a tendência é a de que tenhamos uma expectativa ainda maior.
E você, o que está fazendo pela sua saúde e de seus clientes?
Confira mais conteúdos com dicas e notícias sobre o setor em nosso blog.