Carregando . . .

Conheça o homus tahine e aprenda a fazer essa receita!

Descubra curiosidades de um dos pratos mais tradicionais do oriente médio e saiba como fazer na sua casa

Você conhece o homus tahine? Esse é um prato típico em diversas regiões do oriente médio. Ele é uma pasta deliciosa, presente em restaurantes pelo mundo todo. Conheça mais sobre o alimento!

O que é o homus?

O homus é uma pasta feita à base de grão-de-bico, uma leguminosa rica em ferro e proteínas e ótima para a produção de serotonina. 

Além do grão-de-bico, a receita tradicional leva também azeite, cebola, alho, limão e tahine.

O prato final é uma pasta bem homogênea, normalmente servida com pão sírio, mas pode também ser servida com outros tipos de pão.

Homus ou húmus?

As curiosidades já começam no nome dessa receita: afinal, o correto é homus ou húmus?

Os dois nomes estão corretos, mas no Brasil é mais comum chamarmos de homus, enquanto em Portugal o prato é conhecido por húmus (que também é o nome dado para um tipo de adubagem feita em plantações).

O nome original, em árabe, é ḥummuṣ bi ṭaḥīna, que traduzimos para grão-de-bico com tahine, destacando já no nome dois dos ingredientes mais importantes da receita.

Origem do homus tahine

Como adiantamos, o homus tahine, ou homus com tahine, é um prato típico do Oriente Médio. Mas essa região é cheia de países e culturas, então qual é o país que inventou o prato?

Libaneses, turcos, israelenses e sírios disputam a autoria dessa delícia. E é uma disputa difícil: o grão-de-bico é uma das primeiras leguminosas cultivadas no mundo, datando de mais de 10 mil anos atrás na região da atual Turquia.

A verdade é que não existe uma resposta exata, e o prato é feito tradicionalmente e culturalmente em todos esses territórios, sendo hoje exportado para o mundo inteiro.

O que é tahine?

O tahine (chamado também de taíne ou tahini) é também uma pasta, mas feita com sementes de gergelim. Ela é utilizada como parte do tempero em diversos pratos típicos do oriente médio – tanto doces quanto salgados.

O tahine é fácil de encontrar em mercados em geral no Brasil.

Agora que você já sabe o que é homus e tahine, vamos à receita!

Receita de homus com tahine

Rico em ferro e proteínas, o grão-de-bico também ajuda na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Hoje vamos ensinar uma receita bem simples de homus, essa deliciosa iguaria árabe feita com o grão.

Ingredientes

  • 500g de Grão-de-bico Vapza
  • 1 copo de água
  • 4 colheres (sopa) de molho de tahine (200g)
  • 1 cebola cortada em pétalas
  • 4 dentes de alho moídos
  • Suco de um limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Hortelã para decorar
  • Sal, pimenta-do-reino e pimenta-síria a gosto

Modo de preparo

O Grão-de-bico Vapza já vem cozido a vapor, então é só passar em água corrente e escorrer.

Depois, coloque no liquidificador com um copo de água e azeite de oliva e bata até virar um creme. Adicione o alho moído, o tahine, o limão, o sal, a pimenta-do-reino e a pimenta-síria e misture bem. 

Agora é só colocar em uma travessa com as pétalas de cebola e a folha de hortelã. Sirva com pão sírio. Bom apetite!

Gostou da receita? Confira muitas outras delícias e também curiosidades no blog da Vapza!

Leia também...