Batata não engorda e ainda reduz a pressão alta
Nutricionistas europeus revelaram que é falsa a má fama da batata como alimento proibido em uma dieta saudável. Em um estudo realizado pela Universidade de Scranton, na Pensilvânia, pesquisadores demonstraram que, além de não engordar, o tubérculo reduz a pressão arterial.
Veja também: Bons hábitos reduzem em até 80% o risco de desenvolver diabetes
O estudo foi realizado com batatas preparadas no micro-ondas, sem maionese e sem ketchup, e com pacientes com sobrepeso e pressão arterial alta, que comeram entre seis e oito batatas, duas vezes ao dia, durante um mês. O resultado revelou que a pressão arterial média diastólica (menor valor verificado durante a aferição de pressão arterial) havia sido reduzida em 4,3%, enquanto a sistólica (maior valor verificado durante a aferição de pressão arterial) apresentou redução de 3,5%. Além disso, nenhum dos pacientes ganhou peso.
“Quando se prepara sem fritar e sem manteiga, uma batata apresenta 110 calorias e dezenas de fotoquímicos e vitaminas saudáveis”, afirmou Joe Vinson, um dos responsáveis pelo estudo. Segundo ele, devido às altas temperaturas empregadas em sua preparação, as batas fritas destroem a maior parte das substâncias saudáveis.
A porta-voz da Associação Dietética Americana, Lona Sandon, não se surpreendeu com as conclusões de Vinson, afirmando que as batatas são uma excelente fonte de potássio, perfeito para controlar a pressão arterial. “Estou contente em ver que enfim alguém disse algo positivo sobre o tubérculo”, afirmou Sandon, que também é professora de Nutrição na Universidade do Texas.