Carregando . . .

A importância da amamentação para a mãe e o bebê

Você sabia que os benefícios da amamentação com leite materno são inúmeros? Tanto a  mãe quanto o bebê têm grandes vantagens ao passar por esses momentos juntos após o parto

A amamentação é um processo repleto de amor e entrega que envolve muita troca emocional tanto por parte da mãe quanto pelo bebê.  Porém, esse processo, que também é fundamental para a saúde de ambos, não é considerado uma etapa de fácil adaptação, pois requer preparo e diversos cuidados ao longo da jornada. 

A adaptação ao processo de amamentação

Diversos fatores emocionais e físicos envolvem a adaptação ao processo de amamentação. A alimentação da mãe, por exemplo, deve ser saudável e balanceada. Nesse período, a mulher deve evitar consumir alimentos processados, açúcares, sódio e conservantes, deve prezar sempre pela alimentação natural, com muitas frutas, legumes, verduras e grãos, e ingerir quantidades balanceadas de todos os nutrientes, uma vez que o leite é produzido pelo seu organismo.

Outro fator importante para uma boa adaptação à amamentação é o cuidado físico com o momento de amamentar, que deve acontecer em um local tranquilo e em posição adequada para ambos, como: a mãe sentada com o bebê no colo, de pé utilizando um sling ou deitada de lado na cama com o bebê deitado também. É importante que a mãe observe se o bebê está ingerindo, de fato, uma quantidade suficiente de leite. 

A amamentação é de grande importância para a mãe e o bebê. Por isso, a ajuda de um profissional, como um obstetra, uma enfermeira ou até mesmo uma consultora de amamentação, é ideal para garantir que ambos se adaptem e o processo se torne prazeroso.  

O leite materno e a sua importância para o bebê

Os primeiros meses de vida são determinantes para o desenvolvimento e para a saúde das crianças e a amamentação é um fator muito importante nessa fase. 

O leite materno tem em sua composição as vitaminas, minerais, proteínas e gorduras necessárias para a alimentação saudável do bebê. Além disso, amamentar pelo menos até os seis meses de idade também auxilia na melhora de diversos fatores imunológicos da criança e reduz em 13% a mortalidade até os 5 anos de idade, segundo o Ministério da Saúde. 

O aleitamento materno também é capaz de criar um vínculo único entre mãe e bebê, com o qual ambos podem desfrutar de momentos de conexão e entrega.

A importância da amamentação para a mãe

A mulher que amamenta o bebê após o parto também possui diversos benefícios associados a essa prática, não somente relacionados ao puerpério, mas também durante toda a vida. 

Amamentar o bebê protege as mulheres contra o aparecimento do câncer de mama e de ovário. Além disso, esse ato também auxilia na involução do útero e no retorno mais rápido do peso de antes da gestação.  

A amamentação, portanto, é um processo muito importante para mãe e bebê, que nutre e cria laços para toda a vida. 

Os posts deste blog são produzidos por redatores independentes e não têm o objetivo de propor qualquer diagnóstico ou indicar nenhum tratamento. Sempre consulte um médico para o acompanhamento da sua saúde.

Leia mais sobre maternidade em nosso blog:

https://blog.vapza.com.br/exercicios-que-colaboram-para-o-fortalecimento-muscular-do-bebe/
https://blog.vapza.com.br/maternidade-atipica/
https://blog.vapza.com.br/a-volta-ao-trabalho-depois-da-licenca-maternidade/

Leia também...