Como economizar água em casa
A água é um bem natural precioso que parece ser infinito, porém, um dia pode acabar. Além disso, para que possa ser ingerida ela precisa passar por um processo de tratamento caro e trabalhoso, por isso é importante economizá-la. Além de colaborar com o meio ambiente, a prática de economia de água e o consumo consciente podem gerar um bom corte de gastos na conta de água no fim do mês. Veja algumas dicas para revolucionar seu lar e acabar com o desperdício:
Ao molhar as plantas com a mangueira durante 10 minutos são gastos 180 litros de água, sendo assim, prefira usar o regador. Para economizar ainda mais, a rega durante o verão deve ser feita de manhã ou à noite, para reduzir a perda por evaporação; já no inverno ela pode ser realizada em dias alternados.
Na cozinha o maior desperdício de água acontece ao lavar a louça. Para evitar o excesso de consumo de água, antes de começar a lavagem procure primeiro limpar os restos de comida com esponja e sabão e, só depois, abrir a torneira.
No banheiro é onde ocorre o maior desperdício: com a descarga, ao escovar os dentes e no banho. A descarga tradicional libera quase 7 litros de água. Por isso, opte pelos novos modelos, que possuem opção de botão para acionamento de descarga parcial e total, com liberação de 3 e 6 litros de água respectivamente.
Uma ducha de 15 minutos pode consumir até 135 litros, porém, se durante esse banho a ducha for desligada durante os intervalos para ensaboar, o consumo de água pode reduzir para até 45 litros.
Outro ponto que aumenta o gasto de água no banheiro é a hora de escovar os dentes, pois muitas pessoas mantêm a torneira aberta durante esse período. Se durante a escovação a torneira ficar fechada, a economia de água pode ser de até 11,5 litros. Ou seja, durante um banho e uma escovação de dentes consciente você pode economizar no mínimo 56 litros de água por dia. Então imagine durante todo o mês o efeito que isso pode causar.
Os produtos da Vapza, além de 100% naturais e sem conservantes, são focados na praticidade. Por isso dispensa-se o uso da água para lavagem e cozimento dos alimentos, que já estão prontos para o consumo.
Veja também: O que é reciclável?