5 trocas simples para uma vida mais saudável
Sem dietas restritivas e com praticidade, substituições resultam em uma melhor alimentação e qualidade de vida
Se você acha que para ter uma vida com mais saúde é preciso abrir mão de toda sua rotina ou fazer dietas rigorosas, está muito enganado. Pequenas trocas no dia a dia podem melhorar significativamente sua alimentação e resultar em mais qualidade de vida.
Sem restrições e com ingredientes de fácil acesso, é possível substituir produtos processados e nocivos à saúde por alimentos mais naturais. E se você não sabe como começar, confira essas cinco dias abaixo:
Barrinha de cereal por frutas secas
Práticas, cabem no bolso e ótimas opções para quem está de dieta? Na verdade, não é bem assim. Apesar de caírem no gosto popular como um item saudável, as barrinhas de cereal não são exatamente a melhor opção.
Ainda que sejam ricas em fibras e carboidratos, ajudando na regulação do funcionamento intestinal e dando energia para a realização de atividades físicas, se consumidas em excesso, principalmente, podem levar ao aumento de peso.
Por isso, a dica é trocar a opção das barras por frutas desidratadas. Mantendo a praticidade, elas apresentam uma quantidade mais concentrada de nutrientes, compostos bioativos e fibras, aumentando o tempo de saciedade, o equilíbrio da absorção de gorduras e auxiliam a saúde intestinal.
Frituras por grelhados
A troca é clássica, mas ainda assim é sempre bom relembrar. Isso porque praticamente todo alimento que é frito pode ser assado ou grelhado, sem perder o sabor. E as opções são extensas, desde snacks a acompanhamentos e pratos principais: é só colocar um fio de azeite ou mesmo um pouquinho de água e levar ao forno ou airfryer.
Óleos vegetais refinados por óleos saudáveis
Do arroz ao refogado, o óleo vegetal é o mais utilizado nas cozinhas. Ainda assim, pode ser um inimigo de uma vida mais saudável, sobretudo se usado em grandes quantidades. Além de aumentar os níveis de colesterol, ele multiplica o risco de desenvolvimento de células cancerígenas e doenças cardíacas, causando inflamações no organismo e aumento de peso.
A boa notícia é que existem boas opções para a substituição. O azeite de oliva é a opção mais popular, com benefícios que vão desde controlar o colesterol ruim, a auxiliar na absorção de vitaminas – e, claro, ser antioxidante e anti-inflamatório.
Outras opções menos conhecidas mas igualmente benéficas são o óleo de coco, manteiga ghee e o óleo de amendoim e de abacate.
Refrigerantes por água saborizada
Os refrigerantes são ricos em açúcar e compostos químicos. Vários estudos já ligaram o consumo de refrigerantes a doenças como a diabetes. Estudo publicado no Diabetes Care aponta que a troca de apenas um copo de refrigerante por água ou chá pode reduzir as chances de desenvolver diabetes em 10%.
Por isso, se você faz parte do grupo de pessoas que têm dificuldade em ingerir água, a dica é saborizar ou então aromatizar a bebida. E para isso é simples: basta acrescentar alguns pedaços de frutas, especiarias ou ervas aromáticas em uma jarra com água, deixar descansar por uma ou duas horas e pronto.
Temperos prontos por temperos caseiros
Os temperos prontos que achamos nos supermercados podem ser super práticos e até mesmo saborosos, mas certamente vão acabar com sua dieta. Isso porque possuem grande quantidade de sódio, favorecendo a retenção de líquidos e prejudicando, sobretudo, quem tem pressão alta ou sofre com inchaços.
Mas não se preocupe, é possível aliar praticidade e saúde. Você pode separar um dia na semana para preparar seu temperos. Corte cebola, tomate, pimentão, alho, salsa e cebolinho e leve tudo ao fogo baixo até ferver. Depois de pronto, distribua em forminhas de gelo, congele e utilize conforme for cozinhar.
Para mais dicas e informações sobre saúde e alimentação saudável, acesse nosso blog.