Carregando . . .

Origem e curiosidades sobre o Panetone da Itália até o Brasil.

"origem
O pão mais consumido no mundo durante o Natal foi inventado em Milão, tudo graças ao “erro” de um padeiro. Segundo a lenda, o assistente do padeiro Toni, errou a receita de uma das fornadas de pães devido ter trabalho por horas na véspera de Natal.
Por estar muito cansado ele acabou colocando uvas passas na receita, mas para tentar salvar e corrigir o seu erro, ele adicionou frutas cristalizadas, ovos, manteiga e outros ingredientes. Temendo pelo seu erro, a sua criação acabou fazendo sucesso durante a ceia do chefe, que acabou o homenageando dando à massa o nome de “pane di Toni”.
No Brasil a tradição de se comer panetone durante a ceia de Natal começou quando os imigrantes italianos vieram para o país fugindo da segunda guerra mundial e ele ainda é consumido todos os anos durante o mês de dezembro. Podemos encontrar várias versões que vão desde a tradicional com frutas até com sorvete feitos em casa. Entretanto, no continente Norte Americano o panetone é quase desconhecido, apenas sendo consumido por famílias americanas descendentes de italianos, sendo vendido também em mercados italianos.
Fonte 1
Fonte 2

Leia também...