5 receitas de canjica para você se apaixonar
O inverno é sinônimo de canjica, uma sobremesa típica do Nordeste brasileiro que faz sucesso nas festas juninas. E se você já é fã da versão tradicional, feita com leite ou leite de coco, você precisa experimentar estas receitas de canjica diferentes que vão te surpreender!
Tem receita de canjica com amendoim (ou seria amendoim com canjica?), com especiarias, com doce de leite e até mesmo com o toque gourmet do “brûlée” vindo diretamente da França, mas que você pode fazer na sua casa. E se você mora em uma região quente, saiba que tem até receita de sorvete de canjica! Confira:
1. Canjica cremosa com (muito!) amendoim
- 1 caixa de canjica com leite cozida no vapor Vapza
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 2 xícaras de chá de amendoim torrado sem pele e sem sal
- Canela em pau a gosto
- Canela em pó a gosto para servir
Abra a embalagem da canjica Vapza pela extremidade e despeje o conteúdo em uma panela. Adicione o leite, o leite condensado e a canela em pau e deixe ferver por 10 minutos. Enquanto isso, triture o amendoim torrado.
Ao fim do cozimento, adicione o amendoim e o creme de leite e mexa bem. Distribua a canjica em taças e, se desejar, polvilhe canela em pó por cima para servir.
2. Canjica com especiarias, castanhas e frutas secas
Para a canjica:
- 1 caixa de canjica com leite cozida no vapor Vapza
- 6 cardamomos inteiros
- 2 cravos-da-índia
- 6 pimentas-da-jamaica
- 1 pedaço de canela em pau
- 1 litro de leite
- 400 ml de leite de coco
- 1 lata de leite condensado
- 400 g de açúcar (ou a gosto)
- 1 colher de sopa de água de rosas
Para a cobertura:
- 50 g de passas
- 50 g de cranberries (ou damasco seco picado)
- 50 g de nozes tostadas e picadas
- 50 g de castanha-de-caju torrada e picada
- 50 g de castanha-do-pará picada
- 50 g de coco fresco ralado
- Noz-moscada ralada a gosto
Corte um dos cantos do pacote da canjica Vapza, coloque o milho em uma panela e cubra com água. Adicione os cardamomos, os cravos-da-índia, as pimentas-da-jamaica e o pau de canela e deixe ferver por 10 minutos.
Acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o açúcar. Deixe ferver mexendo sempre até engrossar (aproximadamente 10 minutos). Desligue o fogo e adicione a água de rosas. Em um recipiente à parte, misture os ingredientes da cobertura. Distribua a canjica em tacinhas, coloque a cobertura e sirva.
3. Canjica com doce de leite
- 1 caixa de canjica com leite cozida no vapor Vapza
- 2 litros de água
- 1 lata de leite condensado cozida na pressão por 40 minutos
- 1 ½ xícara de açúcar
- 800 ml de leite
- 200 ml de leite de coco
- 1 xícara de amendoim torrado moído (sem sal)
- 1 pedaço de canela em pau
- 4 cravos-da-índia
Abra a embalagem da canjica Vapza por uma das extremidades e coloque o conteúdo em uma panela. Acrescente os demais ingredientes e deixe ferver em fogo médio mexendo sempre para não grudar no fundo. Espere a canjica engrossar (aproximadamente 10 minutos de fervura) e sirva.
4. Canjica brûlée
- 1 caixa de canjica com leite cozida no vapor Vapza
- 500 g de creme de leite fresco
- 100 g (50 g + 50 g) de açúcar
- 1 fava de baunilha (raspada por dentro com uma faca)
- 100 ml de leite de coco
Corte a extremidade da embalagem da canjica Vapza e coloque o conteúdo em uma panela. Acrescente o creme de leite fresco, metade do açúcar, as raspas da fava de baunilha e o leite de coco. Leve ao fogo baixo mexendo sem parar até engrossar (cerca de 10 minutos).
Distribua a canjica em 4 potinhos, deixe a superfície bem lisa com auxílio de uma colher e leve à geladeira. Quando a canjica estiver fria, polvilhe o açúcar por cima. Para fazer o efeito brûlée, queime o açúcar com um maçarico ou com as costas de uma colher de sopa aquecida no fogão (a colher vai escurecer, então utilize uma que já esteja velha).
5. Sorvete de canjica
- 1 caixa de canjica com leite cozida no vapor Vapza
- 200 ml de leite de coco
- 1 colher de chá de canela
- 1 lata de leite condensado
- 100 ml de creme de leite gelado
- Canela em pó ou amendoim moído para servir
Retire a canjica Vapza da embalagem pela extremidade e coloque em uma panela. Adicione o leite de coco e a canela e deixe ferver por 5 minutos. Passe toda a canjica para o liquidificador e bata até formar um creme de textura homogênea, sem deixar pedaços muito grandes. Acrescente o leite condensado aos poucos, utilizando a função “pulsar”.
Leve a canjica batida ao congelador até ficar completamente congelada (aproximadamente 6 horas). Em seguida, bata a canjica no liquidificador com o creme de leite gelado até formar um creme e sirva com canela ou amendoim moído.
Além de serem deliciosas, essas receitas são muito práticas porque, com a canjica Vapza, acabou aquela história de ter que deixar os grãos de molho a noite inteira e esperar uma eternidade até que eles cozinhem e fiquem macios! E o melhor de tudo é que você pode comprar a canjica Vapza direto pela loja online, recebendo tudo na sua casa.
Aí, é só tirar da caixinha e preparar a sobremesa dando o seu toque especial. Essas receitas de canjica já são apaixonantes, mas sempre existe espaço para a criatividade, então não tenha receio de experimentar!