5 mitos sobre a perda de peso
A perda de peso é um processo complexo, que depende de diversos fatores. Não existe milagre nem fórmula mágica: tudo depende de uma rotina saudável
Perder aqueles quilinhos a mais é a vontade de muita gente, mas isso requer algumas mudanças em nosso estilo de vida. Ao tentar fazer isso, porém, podemos ter dificuldade em saber o que é realmente necessário fazer ou não. A internet é uma grande fonte de informações, mas também está repleta de desinformações e informações incompletas.
Mitos sobre a perda de peso
Para ajudar você nessa tarefa de distinguir o que é ou não recomendável durante este processo, vamos apresentar e explicar cinco desses mitos sobre a perda de peso (lembrando sempre que essas são informações gerais e cada pessoa possui suas particularidades, por isso sempre consulte o seu médico e seu nutricionista para cuidar da saúde). Confira:
É preciso fazer muito exercício para emagrecer
Essa é a primeira ideia que as pessoas têm quando pensam em perder peso: se exercitar muito. Exercícios, são, de fato, essenciais para manter o corpo saudável. Entretanto, é muito mais importante ter hábitos saudáveis em relação ao corpo do que criar uma carga de exercícios muito alta que você não vai conseguir manter com o tempo.
Não entenda mal: para perder peso, é preciso se mover. Mas uma perda de peso bem-sucedida envolve fazer pequenas mudanças que você conseguirá seguir por mais tempo.
Normalmente, pessoas adultas precisam fazer pelo menos 150 minutos de atividade física por semana – isso inclui pedalar, praticar corridas leves, etc. Tente incluir isso na sua rotina ao invés de forçar uma situação que dificilmente será mantida pelo seu estilo de vida.
Carboidratos engordam
Carboidratos são comumente tratados como os culpados pelo ganho de peso, mas isso é bastante injusto. Se ingeridos nos horários corretos e se não forem consumidos em excesso, carboidratos por si só não têm essa influência. Pelo contrário: comer batatas com casca, por exemplo, ajuda na ingestão de fibras, que, por sua vez, contribuem para a digestão e para a metabolização de outros carboidratos e proteínas.
Dietas funcionam
Dietas podem oferecer resultados no curto prazo, mas, novamente, é muito mais importante ter hábitos saudáveis do que tomar alguma atitude radical que não é sustentável com o passar do tempo. Dietas radicais podem, inclusive, ter o efeito contrário do esperado e ajudar no ganho de peso. Isso acontece porque em muitas delas você pode perder nutrientes essenciais, já que elas tendem a ser limitadas na variedade de alimentos consumidos. Com isso, seu corpo fica sem energia, o que faz você ter vontade de ingerir alimentos ricos em gordura e açúcar.
É proibido beliscar
As pessoas acreditam que fazer aquele lanchinho entre as refeições é proibido para quem quer perder peso. Novamente, isso não só é uma informação incompleta, como pode ter o efeito contrário do que imaginamos: em alguns casos, lanches podem ajudar as pessoas a controlar sua ingestão calórica de forma mais eficaz.
Não é tanto sobre o ato de beliscar, mas sim sobre o que se está beliscando. Comer uma fruta entre as refeições, por exemplo, pode reduzir os desejos por comida e evitar que se coma demais na hora da refeição.
Calorias são vilãs
Não necessariamente. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que calorias não são iguais umas às outras. Caloria é, no fundo, uma medida de energia. A questão é que alimentos diferentes passam por caminhos metabólicos diferentes e podem ter efeitos muito distintos sobre o nosso corpo, especialmente sobre os hormônios que regulam o peso corporal.
Calorias de proteínas são diferentes de calorias de gorduras, por exemplo. Substituir estas por aquelas pode aumentar o seu metabolismo e reduzir o apetite, além de otimizar a função de alguns hormônios reguladores de peso.
Quer receber mais dicas sobre saúde e alimentação saudável? Então se ligue sempre no Blog da Vapza! Toda as semanas nós compartilhamos conteúdos como este e muito mais.