Carregando . . .

14 alimentos que ajudam na hidratação

Precisamos ingerir cerca de 2 a 2,5 litros de água todos os dias para manter o funcionamento do organismo. Porém, com as altas temperaturas e o aumento da transpiração, essa necessidade é ainda maior, e nem sempre conseguimos tomar tanto líquido assim. Nessas horas, entram em cena os alimentos que ajudam na hidratação.

Embora não possam substituir o líquido em si, esses alimentos contêm mais de 80% de água em sua composição e ainda oferecem vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes, contribuindo para o bom desempenho da circulação, do metabolismo e das defesas do corpo, entre muitas outras funções.

Conheça os alimentos com maior poder de hidratação e coloque-os no seu prato hoje mesmo:

1. Seleta de legumes: 80,1%

Composta por uma mistura de cenoura, batata e ervilha, a seleta de legumes é uma opção prática para refogar, acrescentar ao arroz ou rechear omeletes. Além do seu conteúdo de água, ela oferece muitas fibras, betacaroteno, vitamina A, vitamina C, fósforo e potássio.

2. Feijão (cozido): 80,2% de água

A composição nutricional do feijão-carioca, do feijão-preto e do feijão-branco é bastante parecida, de modo que essas leguminosas ajudam a hidratar e também fornecem boas quantidades de fibras e minerais como cálcio, magnésio, manganês, ferro, fósforo e zinco.

3. Batata-doce (cozida): 80,4% de água

Rica em fibras, a batata-doce tem índice glicêmico baixo, o que significa que a liberação de glicose ocorre de forma gradual, sem causar o pico de insulina. Ela ainda fornece boas quantidades de betacaroteno (antioxidante), vitamina A, B, C e K e minerais como zinco, potássio, magnésio e fósforo.

4. Batata-inglesa (cozida): 86,4% de água

A batata-inglesa é um alimento versátil que pode ser consumido sozinho ou como ingrediente de purês, saladas, maionese, tortas e diversos outros pratos. Além de seu poder de hidratação, ela é fonte de energia e fornece fósforo e potássio.

5. Beterraba (cozida): 90,6%

Além de oferecer fibras, fósforo, potássio, magnésio e tiamina, a beterraba é rica em betacaroteno e betacianina, pigmentos antioxidantes que contribuem para a prevenção do envelhecimento, diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

6. Melancia: 90,7%

A melancia é super-refrescante e é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, minerais e pigmentos carotenoides. Sua composição faz com que ela tenha propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser benéfica para o coração, os rins, os olhos, os músculos e a saúde sexual.

7. Melão: 91,3%

O melão tem uma composição nutricional parecida com a da melancia, destacando-se por suas doses de potássio, um mineral necessário para a contração muscular e a transmissão dos impulsos nervosos e que ajuda a controlar a pressão e a prevenir AVCs (derrames).

8. Morango: 91,5%

Embora não seja lembrado como uma fruta cítrica, o morango é rico em vitamina C e em pigmentos vermelhos, o que faz dele uma fruta com excelentes propriedades antioxidantes.

9. Cenoura (cozida): 91,7%

Devido ao seu conteúdo de vitaminas A e C e betacaroteno, a cenoura é benéfica para a saúde da visão e da pele, além de combater o envelhecimento e os danos causados pelos radicais livres que aumentam o risco de câncer e aterosclerose.

10. Chuchu (cozido): 94,6%

Embora o chuchu seja conhecido por ser constituído basicamente de água, ele também contém cálcio, magnésio e fósforo, que são importantes para a saúde óssea, ajuda a combater o envelhecimento precoce devido aos seus antioxidantes e atua no combate à depressão por fornecer vitaminas do complexo B.

11. Abobrinha-italiana (cozida): 95,3%

Com apenas 15 calorias em uma porção de 100 gramas, a abobrinha-italiana reduz a absorção de açúcar e colesterol, ajudando a regular os níveis de glicose no sangue e a evitar o aumento do LDL (“colesterol ruim”).

12. Tomate (cru) 95,1%

Apesar de oferecer muitas vitaminas e minerais, o maior destaque do tomate está em seu teor de licopeno, um pigmento com propriedades antioxidantes que ajuda a prevenir o câncer, especialmente o de próstata.

13. Pepino (cru): 96,8%

Consumido em saladas ou como ingrediente dos famosos sucos “detox”, o pepino tem um alto poder de hidratação, oferece boas quantidades de magnésio e apresenta propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a combater as dores de cabeça.

14. Alface-americana (crua): 97,1%

Constituída basicamente por água, a alface-americana é uma das verduras mais presentes no nosso dia a dia. Além de conter fibras e potássio, essas folhas ajudam a combater a insônia devido à presença de lactupirina e lactucina, substâncias que agem como calmantes naturais.

Como você pôde perceber, os alimentos com maior teor de água também oferecem muitos outros benefícios para a saúde e podem ser encontrados em supermercados, quitandas e feiras.

Para facilitar seu dia a dia, a Vapza oferece diversos alimentos que ajudam na hidratação já higienizados, descascados e cozidos, e você ainda pode adquiri-los direto pela nossa loja online. Assim, você mantém seu corpo hidratado e bem nutrido e ainda economiza tempo!

Fonte(s): CFNAbril SaúdeMundo Boa Forma [1] e [2]Green Me [1][2] e [3]

Leia também...